Leilão de três aeroportos repercute no Senado — Rádio Senado

Leilão de três aeroportos repercute no Senado

LOC: O SENADOR BLAIRO MAGGI ACREDITA QUE O SUCESSO DO LEILÃO DE TRÊS AEROPORTOS NESTA SEGUNDA-FEIRA VAI ENCORAJAR O GOVERNO A ACELERAR A PRIVATIZAÇÃO NO SETOR. 

LOC: JÁ O SENADOR ALVARO DIAS ACHA CEDO PARA CLASSIFICAR O LEILÃO DE BEM-SUCEDIDO E DIZ QUE O GOVERNO ENGANOU A POPULAÇÃO. REPÓRTER NLO BAIRROS:  

(Repórter) O governo esperava arrecadar no mínimo cinco bilhões, 477 milhões de reais, e acabou levando 24 bilhões e 500 milhões de reais, um ágio de 347 %. O martelo foi batido para três aeroportos: Guarulhos, Campinas e Brasília, que em seis meses passam a ser operados pela iniciativa privada em regime de concessão. Juntos, eles representam quase um terço da movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros e mais da metade da carga transportada. Só até a Copa de 2014, os três terminais devem receber investimentos da ordem de dois bilhões e 880 milhões de reais. Um alívio, na opinião do presidente da Subcomissão do Senado que acompanha as obras para a Copa do Mundo. Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, espera que o sucesso do leilão acelere as privatizações de outros aeroportos, para a sorte dos usuários: 

(Blairo Maggi) Não há dúvida nenhuma que a população vai ganhar, quando as obras começarem a surgir, e o governo, a sociedade ainda fica no controle, porque é uma concessão. Então quero parabenizar o governo pela iniciativa, embora tardia, e dizer que a gente siga mais nesse caminho. 

(Repórter) Mas para o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, ainda não é possível analisar se o leilão foi mesmo um sucesso. Segundo ele, é preciso fazer um estudo mais profundo para saber o que o tesouro vai realmente ganhar com essas operações. Mas, politicamente, Álvaro Dias acha que a presidente da República enganou o eleitor em sua campanha eleitoral: 

(Álvaro Dias) O governo mudou de posição e deve uma explicação: ou pede perdão à oposição, pede perdão à população, diz que estava enganado, que se equivocou e que não quis iludir o povo brasileiro ao demonizar as privatizações. O governo está devendo isso, a presidente da república está devendo isso. 

(Repórter) De acordo com a Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, os próximos da fila da privatização são os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Confins, em Belo Horizonte, além dos terminais de Recife e de Manaus.
06/02/2012, 06h41 - ATUALIZADO EM 06/02/2012, 06h41
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00