Governo quer acelerar mapeamento de áreas de risco em 800 municípios — Rádio Senado

Governo quer acelerar mapeamento de áreas de risco em 800 municípios

LOC: O GOVERNO VAI ACELERAR O MAPEAMENTO DAS ÁREAS QUE CORREM RISCO DE DESLIZAMENTOS E INUNDAÇÕES. O ANÚNCIO FOI FEITO NESTA QUARTA-FEIRA PELO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.  

LOC: MAPEAR ESSAS ÁREAS FOI UMA DAS SUGESTÕES DA COMISSÃO TEMPORÁRIA DE DEFESA CIVIL DO SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER) A meta do governo é concluir até o fim do ano o mapeamento das áreas que correm risco de deslizamentos e inundações em quatrocentos dos oitocentos municípios brasileiros sujeitos a desastres naturais. A identificação dessas áreas foi uma das sugestões da comissão temporária do Senado que analisou alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil. Na apresentação do relatório final, o presidente da comissão, senador Jorge Viana, do PT do Acre, afirmou que dar um tratamento sério para a questão das áreas de risco é fundamental. 

(JORGE VIANA) Esse projeto do Senado ele apresenta de maneira bastante objetiva o resultado desta comissão, pontos que precisam ser considerados pela legislação, pelos gestores públicos para que a gente saia de um péssimo exemplo que o Brasil é do ponto de vista da defesa civil, do descaso com as populações para um bom exemplo já que também na DC nós temos bons profissionais atuando, pessoas que salvam vidas. 

(REPÓRTER) A meta do governo é, até 2014, mapear todos os municípios com risco de desastres naturais. Segundo o secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, o primeiro passo vai ser a implantação de centros de monitoramento em São Paulo e em Minas Gerais.
26/01/2012, 11h51 - ATUALIZADO EM 26/01/2012, 11h51
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00