Sacolas plásticas podem ser proibidas em todo o país — Rádio Senado

Sacolas plásticas podem ser proibidas em todo o país

LOC: AS SACOLAS PLÁSTICAS PODEM SER PROIBIDAS EM TODO O PAÍS.

LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO DO SENADOR EDUARDO BRAGA, DO PMDB DO AMAZONAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) Começou a valer nesta quarta-feira o acordo entre os supermercados do estado de São Paulo e o governo estadual para que as sacolas plásticas deixem de ser distribuídas aos consumidores. A estimativa é que a cada ano, mais de um bilhão e setecentos milhões de sacolinhas deixarão de ser entregues. O senador Eduardo Braga apoia a iniciativa, mas vai além. Ele é autor de um projeto que proíbe a utilização, a fabricação, a importação, a comercialização e a distribuição de sacolas plásticas que tenham como base o polietileno, o propileno e o polipropileno.

(EDUARDO BRAGA) Está comprovado cientificamente de que o impacto das sacolas plásticas no meio ambiente é extremamente danoso. E não há mais necessidade, em função da alta tecnologia existente hoje e das novas práticas que nós temos de uso de fibras orgânicas de desutilização dessas sacolas dessa maneira. Até porque o custo da recomposição e da recuperação do impacto ambiental com alagações em áreas urbanas, com perdas materiais e até mesmo com perdas de vidas.

(REPÓRTER) O senador do PMDB do Amazonas defende que as sacolas plásticas tradicionais sejam substituídas pelas biodegradáveis. Enquanto essas demoram cerca de 18 semanas para se decompor, as usadas com mais frequência levam até trezentos anos. O projeto do senador Eduardo Braga que proíbe o uso de sacolinhas plásticas será examinado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
25/01/2012, 03h21 - ATUALIZADO EM 25/01/2012, 03h21
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00