Senadores elogiam decisão dos EUA de facilitar visto para brasileiros — Rádio Senado

Senadores elogiam decisão dos EUA de facilitar visto para brasileiros

LOC: SENADORES ELOGIARAM A DECISÃO DO GOVERNO NORTE-AMERICANO DE FACILITAR CONCESSÃO DE VISTOS PARA TURISTAS DO BRASIL. 

LOC: OS PARLAMENTARES RESSALTAM QUE OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO DE OLHO NO PODER DE COMPRA DOS BRASILEIROS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Os turistas do Brasil, da China e da Índia terão facilidades para pedir visto de entrada para os Estados Unidos. O presidente Barack Obama anunciou que o tempo de espera para a entrega do documento será reduzido, com atendimento de até 80% dos pedidos no prazo de três semanas. Além disso, os brasileiros, chineses e indianos poderão ficar dispensados da entrevista nos casos de renovação dos vistos, desde que haja a liberação do Departamento de Segurança norte-americano. O senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado, avalia que o governo norte-americano demorou para tomar a decisão. Ele destacou que, se no passado o brasileiro ia para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida, agora vai para gastar. 

(Valadares) Os Estados Unidos deveriam ter feito isso há muito mais tempo. Essa decisão do presidente Obama veio em boa hora porque ele chegou à conclusão de que o Brasil tem uma economia organizada. Há uma demanda grande de brasileiros querendo conhecer as belezas turísticas dos Estados Unidos e também fazer compra. Acho bastante razoável do ponto de vista americano, mas também para os brasileiros. Facilitando a entrada de brasileiros, consequentemente, os Estados Unidos estão fomentando sua própria economia. 

REP: A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, elogiou a medida ao destacar que a economia estável de Brasil, Rússia, Índia e China, o chamado Bric, está fazendo com que as nações até então ricas mudem o olhar para os países emergentes. 

(Grazziotin) Isso é importante porque passamos a ser respeitados no mundo inteiro. Isso não só em relação ao Brasil. Não podemos mais admitir que os povos sejam discriminados pela situação econômica. Agora, é óbvio, além de termos um tratamento melhorado, passamos a ser vistos com outros olhos por sermos um povo que consome e gasta muito no exterior. 

REP: Segundo dados oficiais, o turismo contribuiu com 2,7% do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos. Cada brasileiro gastou em média seis mil dólares durante sua permanência no país no ano passado. Em 2011, foram emitidos 820 mil vistos para turistas do Brasil. A meta é chegar, até 2013, a um milhão e 800 mil.
20/01/2012, 00h48 - ATUALIZADO EM 20/01/2012, 00h48
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00