Senador aponta falta de recursos como maior problema da saúde — Rádio Senado

Senador aponta falta de recursos como maior problema da saúde

LOC: O LÍDER DO PT NO SENADO, HUMBERTO COSTA, DISSE QUE O MAIOR PROBLEMA DA SAÚDE NO BRASIL HOJE É A FALTA DE RECURSOS.

LOC: ELE COMENTOU PESQUISA ENCOMENDADA PELA C-N-I AO IBOPE, EM QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS DISSE CONSIDERAR O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DO PAÍS PÉSSIMO OU RUIM. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

(REPÓRTER) A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria ao Instituto Ibope ouviu duas mil pessoas com mais de dezesseis anos. Sessenta e um por cento dos entrevistados consideram o serviço público de saúde péssimo ou ruim. E para oitenta e cinco por cento deles, não houve avanços no sistema nos últimos três anos. Para o líder Humberto Costa, do PT de Pernambuco, o grande problema da Saúde hoje no Brasil é a falta de recursos. Segundo ele, regulamentação da emenda 29, aprovada pelo Senado no final do ano passado, não resolve o problema.

(HUMBERTO COSTA) O que de mais importante ela viabiliza é a obrigatoriedade de que os estados e municípios gastem corretamente os recursos da saúde e não façam uma maquiagem do orçamento incluindo despesas que não pertencem àquilo que nós podemos chamar de ações de serviço de saúde e que eram usualmente apresentadas como tal. Então isso pode gerar aí no máximo um acréscimo de 1,5 bi, 2 bi por ano quando nós temos uma necessidade que beira os 45 bilhões por ano.

(REPÓRTER) Humberto Costa lembrou que os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados vão criar uma comissão para discutir alternativas de financiamento para a saúde.

(HUMBERTO COSTA) Nós vamos analisar a possibilidade de aumento de impostos já existentes, especialmente sobre produtos que são nocivos à saúde, como a bebida, o cigarro, vamos tentar várias alternativas. Se não houver outra maneira que não seja a criação de uma nova contribuição também vamos analisar essa possibilidade. Mas eu não diria em princípio que necessariamente nós teríamos que ter uma nova contribuição.

(REPÓRTER) Segundo a pesquisa do Ibope, 95 por cento dos entrevistados reconhecem a importância e a necessidade de se destinar mais recursos para a saúde, mas apenas quatro por cento deles defendem que é preciso aumentar impostos para isso. A maioria acredita que os recursos adicionais podem ser conseguidos com o fim da corrupção no país.
13/01/2012, 00h55 - ATUALIZADO EM 13/01/2012, 00h55
Duração de áudio: 02:04
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00