Paim insistirá por reajuste maior para aposentados e pensionistas — Rádio Senado

Paim insistirá por reajuste maior para aposentados e pensionistas

LOC: O SENADOR PAULO PAIM PROMETE CONTINUAR LUTANDO PARA GARANTIR UMA POLÍTICA PERMANENTE DE VALORIZAÇÃO DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES MAIORES QUE O SALÁRIO MÍNIMO. 

LOC: OS MINISTÉRIOS DA FAZENDA E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PUBLICARAM NESTA SEMANA A PORTARIA QUE FIXOU O REAJUSTE DESSES BENEFÍCIOS EM SEIS VÍRGULA ZERO OITO POR CENTO. A REPORTAGEM É DE PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER) O aumento de 6,08 por cento para quem ganha acima do piso previdenciário vai representar um impacto de sete bilhões e 600 milhões de reais nas contas da Previdência Social. O reajuste ficou abaixo da inflação de 2011, que foi de seis e meio por cento. A negativa do governo em conceder um aumento superior à inflação a esses aposentados e pensionistas quase inviabilizou a votação do Orçamento de 2012, no final do ano passado. Deputados e senadores comprometidos com a categoria só concordaram em votar a matéria depois que o governo se comprometeu a discutir uma política permanente de valorização desses benefícios, assim que terminar o recesso parlamentar, em fevereiro. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que hoje, no Regime Geral da Previdência, ninguém ganha mais de seis salários mínimos e que, em breve, se nada for feito, todos os aposentados e pensionistas vão passar a receber o piso previdenciário, de um mínimo. Segundo Paim, só há uma maneira de evitar isso: garantir reajuste acima da inflação a esses benefícios, como foi feito com o salário mínimo. 

(PAULO PAIM) O salário minimo nós viamajos o brasil todo, construímos uma politica que foi depois acordada junto ao presidente Lula, que garantiu para o salário minimo a inflação mais o pib. Isso é uma política permanente que, pelo projeto original, só seria revista em 2023. Qual é a nossa intenção? É a mesma coisa: garantir uma política permanente de valorização dos benefícios de aposentados e pensionistas até o mesmo periodo de 2023, até lá não se discutiria mais essa questão porque estaria garantido todo ano a inflação mais um percentual do Pib de aumento real. 

(REPÓRTER) O Ministério da Previdência Social informou que, por causa do reajuste menor que a inflação, pelo menos 300 mil benefíciários, que em 2011 recebiam mais de um mínimo, passarão a receber o piso. Da Rádio Senado, Patrícia Novaes.
12/01/2012, 04h35 - ATUALIZADO EM 12/01/2012, 04h35
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00