Suplicy tenta articular ação conjunta para resolver a situação em SP — Rádio Senado

Suplicy tenta articular ação conjunta para resolver a situação em SP

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY TENTA ARTICULAR UMA AÇÃO CONJUNTA DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL PARA RESOLVER O PROBLEMA DA CRACOLÂNDIA EM SÃO PAULO. 

LOC: SUPLICY VEM ACOMPANHANDO PESSOALMENTE O PROCESSO DE DESOCUPAÇÃO DA REGIÃO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER) Na semana passada, a Polícia Militar de São Paulo deu início ao processo de liberação das ruas do centro de São Paulo, que vinham há anos sendo ocupadas por usuários de crack, o que deu à região o apelido de "Cracolândia". A ação da Polícia é baseada na fiscalização ininterrupta e na repressão enérgica, com direito ao uso de bombas de efeito moral e de tiros de balas de borracha contra moradores de rua. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, tem acompanhado pessoalmente todo o processo, e criticou o que considera excessos da polícia. 

(EDUARDO SUPLICY) Conheci uma moça de nome Beatriz que há 2 dias atrás foi alvejada com um tiro de bala de borracha que atingiu a sua boca. Tiros de balas de borracha sobre a população ali na Cracolândia. Esta moça foi gravemente ferida na sua boca, estava com a boca inteiramente inchada. Eu acho que tem havido excessos muito preocupantes. 

(REPÓRTER) Suplicy cita agora o caso de Fernando de Santo Deus, um morador de rua que foi atropelado por uma viatura da Polícia Militar. 

(EDUARDO SUPLICY) Colocaram as viaturas sobre aqueles moradores de rua e uma viatura simplesmente atropelou um rapaz de uma forma inteiramente desproposital. Imagine colocar uma viatura policial sobre uma pessoa, quebrou a clavícula, sofreu inúmeras escoriações na cabeça, no corpo, nas pernas, nas nádegas. 

(REPÓRTER) É por causa de situações como esta e inúmeras outras que Suplicy tenta agora articular um projeto que envolva os governos Federal, Estadual e Municipal na resolução do problema da Cracolândia. 

(EDUARDO SUPLICY): Que possa o ministro da Saúde Alexandre Padilha e o ministro José Eduardo Martins Cardoso da Justiça, responsáveis pelo programa para prevenir o crack, que possam ter uma reunião com as autoridades do Governo Estadual e do Governo Municipal. Fazer uma reunião ali na Cracolândia, onde possa haver uma reflexão de maior responsabilidade na forma de agir.

(REPÓRTER) Suplicy defende também que este projeto conjunto trabalhe em parceria com instituições religiosas e da sociedade que já trabalham na recuperação de drogados e com os moradores da região.
09/01/2012, 00h18 - ATUALIZADO EM 09/01/2012, 00h18
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00