CCJ vai analisar regulamentação da profissão de médico — Rádio Senado

CCJ vai analisar regulamentação da profissão de médico

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO VAI ANALISAR EM FEVEREIRO O PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DOS MÉDICOS.
 
LOC: A PROPOSTA BUSCA GARANTIR UM MELHOR ATENDIMENTO AOS PACIENTES E ESTABELECE AS COMPETÊNCIAS E ATIVIDADES EXCLUSIVAS DOS PROFISSIONAIS FORMADOS EM MEDICINA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER): chamado Ato Médico determina que apenas os profissionais formados e inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina têm competência para diagnosticar doenças, prescrever remédios; realizar procedimentos invasivos, indicar e executar cirurgias e prescrever cuidados médicos pré e pós-operatórios. O relator, senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, lembrou que a proposta está em discussão no Congresso Nacional desde 2002 e tem pontos polêmicos. A proposta encaminhada pela Câmara dos Deputados enfrenta a resistência de outras categorias, como psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e acupunturistas. Antônio Carlos Valadares explicou que o projeto busca melhorar o atendimento aos pacientes e foi amplamente negociado para não interferir nas atividades dos demais profissionais de saúde.

(ANTÔNIO CARLOS VALADARES) Sou amigo de todas as categorias. Devo muitas atenções e muito respeito a todos aqueles que trabalham na área de saúde. Por essa razão, eu não teria nenhum motivo para pender para um lado, beneficiando o outro lado. Os médicos querem a regulamentação de sua profissão. É justo. Assim como é justo que defendamos que a medicina seja exercida sem uma intromissão inadequada nas demais profissões.

(REPÓRTER) Após a votação na Comissão de Constituição e Justiça, a matéria será analisada pelas comissões de Educação e de Assuntos Sociais.
03/01/2012, 00h06 - ATUALIZADO EM 03/01/2012, 00h06
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00