Senadores debateram impacto da usina de Belo Monte no meio ambiente — Rádio Senado

Senadores debateram impacto da usina de Belo Monte no meio ambiente

LOC: A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE, NO PARÁ, FOI ACOMPANHADA DE PERTO PELOS SENADORES EM 2011.

LOC: UMA SUBCOMISSÃO DO SENADO DEBATEU O IMPACTO DA USINA NO MEIO AMBIENTE E NA VIDA DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS. E DEVE VISITAR O CANTEIRO DE OBRAS NO INÍCIO DE 2012. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

(REPÓRTER) A construção do canteiro da hidrelétrica de Belo Monte começou em fevereiro de 2011 no rio Xingu, perto da cidade de Altamira, no Pará. Em abril, a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos pediu ao governo brasileiro a suspensão do processo de licenciamento ambiental da obra, temendo potencial prejuízo às comunidades tradicionais da bacia do rio Xingu. No mesmo dia do comunicado da OEA, o Senado reinstalou a subcomissão, criada em 2010, para acompanhar a execução das obras da usina. Reconduzido à Presidência, o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que a ideia era dar uma contribuição para desfazer a imagem de Belo Monte como empreendimento prejudicial ao meio ambiente e às comunidades ribeirinhas.

(FLEXA RIBEIRO) Nós queremos que, ao final da implantação de Belo Monte, ela possa ser considerada como um exemplo de que é possível, sim, na Amazônia ser implantado um projeto de tal magnitude que seja ambientalmente e socialmente correto.

(REPÓRTER) O plano de trabalho da Subcomissão de Belo Monte foi aprovado na primeira quinzena de maio. A meta do relator, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, era fazer audiências públicas no Senado e uma visita ao canteiro de obras. Tudo, segundo ele, em nome da transparência.

(DELCÍDIO DO AMARAL) Nós vamos trazer essa discussão para o Senado para efetivamente esclarecer uma série de pontos que têm sido, lamentavelmente, distorcidos.

(REPÓRTER) Segundo o presidente Flexa Ribeiro, a visita deve acontecer em fevereiro de 2012, logo no início do ano legislativo. 

(FLEXA RIBEIRO) As obras já estarão num ponto mais avançado, os canteiros implantados, as obras de terraplanagem iniciadas. Com isso nós vamos poder acompanhar par e passo a implantação desse projeto.

(REPÓRTER) Vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, a Subcomissão de Belo Monte promoveu uma audiência pública. Foi no dia 15 de junho, quando os senadores ouviram representantes do Ibama e do consórcio responsável pelas obras. A usina de Belo Monte, que vai ser a segunda maior hidrelétrica do país, atrás apenas de Itaipu, deve ficar pronta em 2015.
29/12/2011, 05h58 - ATUALIZADO EM 29/12/2011, 05h58
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00