Jader Barbalho assume mandato de senador — Rádio Senado

Jader Barbalho assume mandato de senador

LOC: APÓS DECISÃO JUDICIAL, O SENADOR JADER BARBALHO TOMOU POSSE, NESTA QUARTA-FEIRA, NO LUGAR DE MARINOR BRITO.

LOC: A PARLAMENTAR AFIRMOU QUE APESAR DA PERDA DO MANDATO, CONTINUA NA VIDA POLÍTICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN:

(REPÓRTER) O senador Jader Barbalho, do PMDB do Pará, tomou posse nessa quarta-feira. Ele assumiu o mandato após o Supremo Tribunal Federal decidir que as novas regras de inelegibilidade não valeram nas eleições de 2010. Apesar de ter sido o segundo colocado na disputa para o Senado, Jader não havia sido diplomado, porque a lei até então em vigor não permitia a candidatura de políticos condenados em segunda instância ou que tivessem renunciado, como foi o caso de Jader Barbalho, que abriu mão do mandato de senador em 2001. Mas em março, o Supremo decidiu que as regras não valeram para o pleito do ano passado. Na cerimônia de posse, o peemedebista lamentou o tempo perdido, mas se disse favorável à Lei da Ficha Limpa. Jader Barbalho ressaltou, no entanto, que essa foi para ele uma dupla vitória.

(JADER BARBALHO) Terei cerca de 7 anos para exercer o mandato de senador do Pará e devolver a solidariedade que o povo paraense me concedeu numa eleição, que evidentemente não foi fácil. Porque você concorrer numa eleição em que a recomendação era não receber o voto porque o voto seria nulo e não seria contado. Eu jamais havia enfrentado um adversário tão difícil.

(REPÓRTER) Antes de dar posse a Jader Barbalho, a Mesa Diretora analisou a defesa de Marinor Brito do PSOL, que deixou a vaga. O relator, senador João Vicente Claudino do PTB do Piauí, explicou que não cabia à Mesa uma análise do mérito da decisão judicial, apenas o seu cumprimento. Marinor Brito tentou, em vão, adiar a posse de Jader até que a justiça julgasse outros recursos dela. A ex-senadora afirmou que a saída do Senado não inviabiliza sua carreira política.

(MARINOR BRITO) Quero agradecer a oportunidade e confiança. Vim para cá e honrei o voto do povo paraense. Tomei decisões importantes e até difíceis. Jamais me afastarei da luta em defesa do povo brasileiro.

(REPÓRTER) Jader Barbalho é o terceiro senador a tomar posse após a decisão do Supremo Tribunal Federal de que as novas regras de inelegibilidade não valeram nas eleições de outubro de 2010.
28/12/2011, 05h16 - ATUALIZADO EM 28/12/2011, 05h16
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00