Senado deve votar ano que vem criação de cargos para carreira diplomática — Rádio Senado

Senado deve votar ano que vem criação de cargos para carreira diplomática

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR NO INÍCIO DO ANO QUE VEM A PROPOSTA QUE PREVÊ A CRIAÇÃO DE CARGOS PARA A CARREIRA DIPLOMÁTICA.

LOC: O OBJETIVO É FORTALECER A ESTRUTURA DO ITAMARATY E A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI: 

(REPÓRTER) O projeto prevê a criação de 400 cargos de diplomatas, 1065 de oficiais de chancelaria e 346 de assistentes de chancelaria. As vagas vão ser preenchidas aos poucos por meio de concurso público. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, defendeu a proposta e lembrou que atualmente o Brasil conta com duzentas e vinte e três representações diplomáticas em todo o mundo, entre missões permanentes, repartições consulares e delegações. 

(LUIZ HENRIQUE) Esse projeto tem que ser analisado pelo viés que representa para o investimento das empresas nacionais, para a ocupação dos espaços econômicos em todas as regiões do mundo, pelo novo papel estratégico, pelo novo papel político que o Brasil passou a desempenhar no cenário internacional. 

(REPÓRTER) Mas o senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, disse que as novas contratações vão custar 600 milhões de reais por ano aos cofres públicos. Para Demóstenes, a medida é inadequada neste momento de cortes de despesas e de crise econômica internacional.

(DEMÓSTENES TORRES) A criação de 1293 cargos de diplomatas e oficiais de chancelaria é medida totalmente desarrazoada. Vamos lembrar o seguinte: O mundo passa por uma crise terrível e qual é o principal problema? Uma crise fiscal. 

(REPÓRTER) Se aprovado no Senado sem modificações, o projeto poderá seguir para a sanção da presidente da República.
26/12/2011, 03h06 - ATUALIZADO EM 26/12/2011, 03h06
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00