Sarney afirma que Senado buscou maior participação da sociedade este ano — Rádio Senado

Sarney afirma que Senado buscou maior participação da sociedade este ano

LOC: O SENADO TRABALHOU EM 2011 PARA SER UMA INSTITUIÇÃO AINDA MAIS TRANSPARENTE.

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DA CASA, O SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, AO FAZER UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DE 2011. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(REPÓRTER) Ao longo de 2011, o Senado Federal promoveu 430 audiências públicas. Os números foram apresentados pelo senador José Sarney. Segundo ele, esse contato com a sociedade demonstra a disposição dos senadores de se abrirem ao diálogo. O presidente do Senado ressaltou ainda as providências administrativas, nas mais diversas áreas, para assegurar o acesso às informações. Ele afirmou que em 2012, o Senado vai modernizar o Portal da Transparência.

(JOSÉ SARNEY) É preciso ampliar os canais de atendimento ao cidadão, oferecendo orientações para mais fácil obtenção das informações desejadas, além de disponibilizar respostas automáticas para as perguntas mais frequentes da sociedade.

(REPÓRTER) O presidente do Senado citou outras iniciativas para aproximar o cidadão ao Senado.

(JOSÉ SARNEY) No âmbito institucional, considero iniciativa de pleno sucesso, que abriu o Senado a estudantes de todo o Brasil, a realização do Projeto Jovem Senador, que simulou, durante alguns dias, o funcionamento do Senado, dando aos estudantes selecionados oportunidade de discutir e votar proposições legislativas e conhecer o funcionamento da Casa.

(REPÓRTER) Essas e outras ações, segundo o senador José Sarney, fortalecem o regime democrático.

(JOSÉ SARNEY) O parlamento se distingue dos outros poderes porque aqui as nossas decisões são abertas. Todo mundo participa delas. Discute, constrói, opina. E às vezes, elas são aceitas por todos nós. Os outros poderes não têm essa faculdade.

(REPÓRTER) Ainda segundo José Sarney, sem um parlamento forte, a democracia não existe.
22/12/2011, 05h54 - ATUALIZADO EM 22/12/2011, 05h54
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00