Portal na internet possibilitará acesso às atividades dos senadores — Rádio Senado

Portal na internet possibilitará acesso às atividades dos senadores

LOC: UM PORTAL NA INTERNET VAI PROPORCIONAR AO CIDADÃO ACESSO ÀS ATIVIDADES DOS SENADORES E ATÉ A POSSIBILIDADE DE SUGESTÃO PARA PROJETOS DE LEI. 

LOC: PARA O PRESIDENTE JOSÉ SARNEY, A INICIATIVA VAI GARANTIR TRANSPARÊNCIA E INTERATIVIDADE DA POPULAÇÃO COM O SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER) O Senado deve colocar no ar até o mês de maio de 2012 o portal e-cidadania. Por meio dele, qualquer pessoa poderá fiscalizar as atividades da Casa; interagir com os senadores e ainda sugerir projetos de lei ou mudanças às propostas em discussão nas comissões permanentes ou mesmo no Plenário. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, destacou que o portal é mais uma ferramenta de transparência e de interatividade do cidadão com o Congresso Nacional. A primeira-vice presidente, senadora Marta Suplicy do PT de São Paulo afirmou que o Senado está se valendo das tecnologias para se aproximar da população. 

(MARTA SUPLICY) Todo cidadão saberá não só o que está acontecendo no Senado, mas terá interatividade. Ele vai propor audiências públicas, projetos de lei e terá interatividade com o senador. Por exemplo, se o senador quiser colocar o projeto que é relator e pedir opiniões, o cidadão vai interagir.

(REPÓRTER) Para o primeiro-secretário, senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, o e-cidadania é uma ferramenta que vai fazer com que o parlamentar possa de fato ouvir os cidadãos.

(CÍCERO LUCENA) É uma preocupação que a Casa tem de cada vez mais ser uma Casa participativa. E aproveitar as ferramentas que a tecnologia está nos permitindo, onde o cidadão poderá participar não só no acompanhamento de projetos, mas propor projetos também e participar de debates e discussões através da internet e consequentemente dando a sua participação.

(REPÓRTER) A secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, destacou que essa comunicação dos cidadãos com os senadores já é feita pelo serviço Alô Senado, que atende gratuitamente pelo número 0800 61 22 11
20/12/2011, 08h12 - ATUALIZADO EM 20/12/2011, 08h12
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00