CDH analisará 21 propostas apresentadas por estudantes — Rádio Senado

CDH analisará 21 propostas apresentadas por estudantes

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA VAI ANALISAR 21 PROJETOS APRESENTADOS POR ESTUDANTES DO PROGRAMA "SENADO JOVEM". 

LOC: ENTRE AS PROPOSTAS, ESTÃO A PROIBIÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS E O ENSINO DE IDIOMAS DESDE O INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A REPORTAGEM É DE MARCUS OLIVEIRA: 

(REPÓRTER) O Programa Senado Jovem permitiu que estudantes brasileiros, um de cada de estado do País, ficassem durante três dias em Brasília exercendo o mandato simbólico de senadores. No final, os estudantes apresentaram vinte e uma propostas, que foram lidas no Plenário do Senado e encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Uma delas proíbe a utilização de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais. Presidente do programa Senado Jovem, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, destacou a importância dos jovens estarem ligados ao tema do meio ambiente.

(VANESSA GRAZZIOTIN) No Brasil ainda temos esse costume não é uma sacola , são duas uma dentro da outra e depois na hora do descarte não tem essa preocupação você vai em outros países , eu diria não nos desenvolvidos mais nos países, em processo de desenvolvimento como o nosso as sacolas como forma de inibir o uso e educar as pessoas a levarem suas sacolas reutilizáveis , eles cobram e não e um preço barato não.

(REPÓRTER) Outro projeto apresentado pelos estudantes torna obrigatório o ensino de língua estrangeira a partir da primeira serie do nível fundamental. Vanessa Grazziotin disse que acompanhou o programa de perto e sentiu o entusiasmo dos jovens. 

(VANESSA GRAZZIOTIN) Eles fazem projetos com os olhos deles , eles fazem projetos com aquelas coisas do cotidiano , aquelas dificuldades que eles tem e gostariam de ter muito importante. 

(REPÓRTER) Os participantes do projeto Jovem Senador foram selecionados a partir do concurso de redação do Senado, que este ano teve como tema "O Brasil que a gente quer é a gente quem faz". Para o concurso de 2012, o tema da redação será "Meu município, meu país".
16/12/2011, 01h04 - ATUALIZADO EM 16/12/2011, 01h04
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00