Dois projetos de interesse podem ser votados pela CAS — Rádio Senado

Dois projetos de interesse podem ser votados pela CAS

LOC: DOIS PROJETOS DE INTERESSE DA CLASSE ARTÍSTICA PODEM SER VOTADOS PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NO INÍCIO DE 2012.
 
LOC: UM DOS PROJETOS TRATA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE COMPOSITOR E O OUTRO DO SEGURO DESEMPREGO PARA ARTISTAS. OS DETALHES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE:
 
(REPÓRTER) São 87 anos de idade e mais de 70 de carreira. Nelson Sargento compôs suas primeiras músicas quando tinha 14 anos, mas, por não existir regulamentação para a profissão de compositor, não conta com direitos como, por exemplo, a aposentadoria.
 
(SARGENTO) O compositor brasileiro, o compositor de música popular brasileira em todas as suas formas não é ainda profissional, começa por aí, não é profissional, ele emoldura o Brasil com sua arte musical e é mal remunerado. 

(REPÓRTER) A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, defendeu a aprovação dos projetos e lembrou que o setor cultural ainda é deixado de lado no país.
 
(LIDICE) deixado como se fosse uma questão secundária,os profissionais desta área são as pessoas que garantem a alegria, a identidade cultural do nosso país, mas que infelizmente tem muito pouca proteção em seu trabalho.
 
(REPÓRTER) O projeto que regulamenta a profissão de compositor aguarda votação da Comissão de Assuntos Sociais, onde será relatado pelo Senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo. Também na CAS está o projeto que institui o Seguro-desemprego para os artistas, que tem como relatora a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul.
14/12/2011, 07h05 - ATUALIZADO EM 14/12/2011, 07h05
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00