Senado aprova indicação de Rosa Maria para o cargo de ministra do STF — Rádio Senado

Senado aprova indicação de Rosa Maria para o cargo de ministra do STF

LOC: O SENADO APROVOU, POR 57 VOTOS FAVORÁVEIS E 14 CONTRÁRIOS, A INDICAÇÃO DE ROSA MARIA WEBER PARA O CARGO DE MINISTRA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
 
LOC: TAMBÉM NESTA TERÇA-FEIRA OS SENADORES APROVARAM OUTROS SETE NOMES DE AUTORIDADES INDICADAS PELA PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA DIFERENTES CARGOS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI:

(REPÓRTER) Rosa Maria Weber já havia sido sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e agora teve seu nome confirmado pelo plenário do Senado. Mas durante a votação, o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, questionou o notório saber jurídico da ministra, justamente por causa de seu desempenho na audiência da CCJ.
 
(PEDRO TAQUES) Penso que um dos requisitos constitucionais para a envergadura de ministro do STF com todo respeito não se encontra presente. A ministra do TST não respondeu às questões propostas por vários senadores na CCJ.

(REPÓRTER) Também o líder do Democratas, senador Demóstenes Torres, de Goiás, levantou dúvidas sobre a competência jurídica de Rosa Maria Weber.
 
(DEMOSTENES TORRES) Reconhecendo que ela tem reputação ilibada, é uma grande pessoa, é uma figura bastante afável, mas ao que demonstrou na sabatina da CCJ ela não tem notável saber.
 
(REPÓRTER) Já a senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, elogiou a nova ministra do STF.
 
(MARTA SUPLICY) Ela se mostrou extremamente preparada, tem uma folha, um currículo, altamente louvável, o que tem que saber é a competência para poder, quando não tiver todo o conhecimento sobre a questão, ter a humildade de procurar esse conhecimento e o bom senso que a ministra demonstrou nesse interrogatório.

(REPÓRTER) A indicação de Rosa Weber também foi defendida pelo senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, para quem o desempenho da ministra na sabatina não poderia determinar seu impedimento em assumir uma vaga no Supremo.
 
(SIMON) Que ela estava tensa ela estava. Mas daí a V. Exas. tirarem essa conclusão de que ela não tem capacidade, que ela não tem competência, que ela não tem condições, por amor de Deus, pela sua biografia, pela sua história, ela vai dar algo de novo naquele Supremo, que eu acho muito importante.
 
(REPÓRTER) Rosa Maria Weber vai completar a Corte do STF na vaga aberta com a aposentadoria da ex-ministra Ellen Gracie. Ainda na sessão plenária desta terça-feira, os senadores aprovaram outras sete indicações de autoridades, sendo 5 embaixadores, um delegado no MERCOSUL e um diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
13/12/2011, 06h37 - ATUALIZADO EM 13/12/2011, 06h37
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00