Comissão de Educação vai debater novo acordo da língua portuguesa — Rádio Senado

Comissão de Educação vai debater novo acordo da língua portuguesa

LOC: O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA VAI SER TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.
 
LOC: O REQUERIMENTO DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE FOI APROVADO NA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS:
 
(REPÓRTER) O novo acordo ortográfico da língua portuguesa significa um avanço, mas poderia ter sido mais discutido com a sociedade antes de ser adotado pelo Brasil. Essa é a opinião do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Para debater o tema, ele propôs uma audiência pública na Comissão de Educação para reunir especialistas de opiniões diferentes.

(CRISTOVAM BUARQUE) eu gostaria, junto com a senadora Ana Amélia, de propor que façamos aqui um debate, especialmente trazendo pessoas que contestam a maneira como foi feito o acordo e o que ficou no acordo, e trazer também quem possa defendê-lo como o máximo que se poderia conseguir, apesar de eu não estar de acordo de ter sido o máximo e de que não precisava ser feito com esse atropelo.
 
(REPÓRTER) Além de Cristovam Buarque e Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, assinou o pedido de audiência pública. Os nomes dos convidados para a discussão ainda não foram definidos. Enquanto o Brasil deve concluir a implementação do acordo em 2013, outros países de língua portuguesa enfrentam resistências para a adoção da nova ortografia. A audiência pública deve acontecer no primeiro semestre de 2012.
13/12/2011, 00h50 - ATUALIZADO EM 13/12/2011, 00h50
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00