Senado aprova em 1º turno a prorrogação da DRU até 2015 — Rádio Senado

Senado aprova em 1º turno a prorrogação da DRU até 2015

LOC: O SENADO APROVOU EM PRIMEIRO TURNO A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE PRORROGA A DESVINCULAÇÃO DAS RECEITAS DA UNIÃO NO ORÇAMENTO, ATÉ 2015. 

LOC: A PROPOSTA PERMITE QUE O GOVERNO CONTINUE USANDO LIVREMENTE 20% DE TODOS OS TRIBUTOS FEDERAIS VINCULADOS A FUNDOS E DESPESAS ESPECÍFICAS, EM OUTRAS ÁREAS, DE ACORDO COM A NECESSIDADE. A REPORTAGEM É DE ROGÉRIO DY LA FUENTE, COM A PRODUÇÃO DE RODRIGO RESENDE. 

(REPÓRTER) A PEC que prorroga a DRU foi aprovada em primeiro turno por 59 votos favoráveis e 12 contrários. O líder do Democratas, Demóstenes Torres, foi um dos opositores à aprovação. No plenário, Demóstenes afirmou que o governo esvazia os orçamentos da Saúde, Previdência e Infraestrutura, o que seria evitado com uma emenda à PEC de prorrogação. 

(DEMÓSTENES TORRES) Em vez de gastar R$15 bilhões com amortização da dívida, para pagar mais juros, o Governo tiraria R$8,5 bilhões para investir em saúde e, na reserva de contingência, outros tantos. Sem isso, não há qualquer condição de a oposição votar a favor da Desvinculação da Receita da União.

(REPÓRTER) O líder do Governo no Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que a prorrogação da DRU é essencial para que o governo consiga reagir à crise econômica mundial. 

(ROMERO JUCÁ) Isso é cobrado pelo país, inclusive pela oposição e pela base do governo! Então, se nós queremos que o governo tenha efetivamente o controle fiscal e opere melhor o orçamento, nós temos que dar os instrumentos ao governo para ele fazer isso. E a DRU é um instrumento importante nesse momento.

(REPÓRTER) A importância da DRU como assunto de Estado foi salientada por um gesto. O presidente do Senado, José Sarney deixou a cadeira da Presidência e desceu para ocupar a tribuna e defender a aprovação. 

(JOSÉ SARNEY) Nós não pudemos jamais deixar de ter esse instrumento nas mãos do nosso governo. Porque seria uma indicação ao mundo inteiro de que o Brasil tá realmente começando a afrouxar os controles fiscais rígidos que têm sido seguidos. Foi assim com o presidente Fernando Henrique, foi assim com o presidente Lula, está sendo assim com a presidente Dilma.

(REPÓRTER) Para a votação em segundo turno será seguido o prazo regimental de cinco dias úteis de intervalo. A votação deve ocorrer na sessão do dia 20 de dezembro. O plenário também aprovou a indicação do senador Cacildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina para primeiro suplente da Mesa Diretora.
08/12/2011, 06h18 - ATUALIZADO EM 08/12/2011, 06h18
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00