Subcomissão aprova relatório sobre relações com países vizinhos — Rádio Senado

Subcomissão aprova relatório sobre relações com países vizinhos

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA AMAZÔNIA E DA FAIXA DE FRONTEIRA APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA RELATÓRIO SOBRE AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS COM OS PAÍSES QUE TEM FRONTEIRA COM O BRASIL. 

LOC: O TEXTO É FRUTO DO DEBATE PROMOVIDO NO FINAL DE NOVEMBRO PELA SUBCOMISSÃO, VINCULADA À COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): O presidente da subcomissão, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, leu as conclusões sobre a audiência em que foram discutidos os desafios para a região de fronteira do Brasil com seus países vizinhos. O relatório destaca as dificuldades para levar políticas públicas a essas áreas, das quais dois terços ficam na região Norte e na Amazônia. O relatório também ressalta a necessidade de apoio às atividades da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, criada em 1998, única organização internacional com sede em Brasília. O senador Mozarildo Cavalcanti afirmou que no início do ano que vem a Subcomissão deverá apresentar um projeto de lei propondo um Plano Nacional de Defesa e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira e Amazônia: 

(MOZARILDO CAVALCANTI): Que seja uma plano nacional do Brasil, de estado, e não de governo, e que possa valer por muitos governos e que possa representar um marco na história do cuidado e do tratamento dessas questões que envolvem essa extensa faixa de fronteira que são 18 mil quilômetros com dez países e além da Amazônia que sozinha representa 61 por cento do território nacional. 

(REPÓRTER): Segundo Mozarildo, neste ano, a subcomissão promoveu onze audiências públicas para debater questões que envolvem Fronteiras e Segurança Nacional, e recebeu mais de 30 representantes de diversas instituições, incluindo Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, Ministério das Relações Exteriores e governos estaduais.
07/12/2011, 00h51 - ATUALIZADO EM 07/12/2011, 00h51
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00