Congresso presta homenagem ao povo palestino — Rádio Senado

Congresso presta homenagem ao povo palestino

LOC: O CONGRESSO NACIONAL FEZ NESTA SEGUNDA-FEIRA UMA SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR A PALESTINA.

LOC: A CERIMÔNIA MARCOU O DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO, CELEBRADO EM 29 DE NOVEMBRO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

(REPÓRTER): Em outubro deste ano, a Unesco - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – decidiu admitir a Palestina, representada pela Autoridade Nacional Palestina, como membro pleno do órgão da ONU, o primeiro do sistema das Nações Unidas a aceitar a adesão. Antes, a condição anterior dos palestinos na Unesco era de membro observador. A resolução foi aprovada por 107 países, entre eles Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e França. Foram 14 votos contra, incluindo Estados Unidos, Israel, Canadá e Alemanha e 52 abstenções. A aceitação pela Unesco foi vista como um passo importante para pressionar outros órgãos da ONU, como o Conselho de Segurança, a fazerem o mesmo. É parte também da luta diplomática do povo palestino para ter um Estado reconhecido e aceito entre os 193 países membros das Nações Unidas. O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, autor do pedido para a sessão solene, destacou que a comunidade internacional deve se unir para garantir a resolução da ONU de 1947 que determinou a partilha do território palestino para criação de um estado judeu e outro árabe. 

(INÁCIO ARRUDA): somente o estado de Israel se tornou realidade, o povo palestino, decorridas seis décadas de aprovação da resolução 181, soma 8 milhões de pessoas dispersas em campos de refugiados, nos países vizinhos ou em área de ocupação militar israelense na faixa de gaza ou na Cisjordânia. Centenas de vidas foram destruídas no território palestino. A data que estamos comemorando hoje foi instituída exatamente para elevar a conscientização e cobrar o empenho da comunidade internacional para garantir um lar para os palestinos. 

(REPÓRTER): O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, entrou com o pedido de assento na ONU, em 23 de setembro. Mas os EUA, que têm poder de veto no Conselho de Segurança já anunciaram que vão vetar a reivindicação. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.
05/12/2011, 02h48 - ATUALIZADO EM 05/12/2011, 02h48
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00