Base aplaude decisão do Copom de reduzir taxa básica de juros — Rádio Senado

Base aplaude decisão do Copom de reduzir taxa básica de juros

LOC: SENADORES DA BASE DO GOVERNO APLAUDIRAM A DECISÃO DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL DE REDUZIR EM MEIO PONTO PERCENTUAL A TAXA BÁSICA DE JUROS. 

LOC: JÁ A OPOSIÇÃO DIZ QUE É PRECISO GASTAR MENOS E INVESTIR NA INFRAESTRUTURA DO PAÍS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, elogiou a decisão do Banco Central de reduzir para onze por cento a taxa básica de juros. A queda de meio ponto percentual da Selic mostra, segundo Suplicy, que o governo está atento aos efeitos da crise europeia e aos riscos de estagnação econômica no Brasil. Eduardo Suplicy citou dados oficiais que revelam queda no índice de desemprego na região metropolitana de são paulo. Segundo Suplicy, em setembro a taxa estava em 10,6 por cento e em outubro caiu para 9,9 por cento: 

(MARTA SUPLICY): constituem esses dados uma indicação de que no Brasil as autoridades econômicas estão no caminho certo de ao mesmo tempo estarmos sendo prudentes para não permitir que a inflação se acelere, mas com muita preocupação de manter o ritmo de crescimento da economia em termos saudáveis e procurar fazer com que não se agrave qualquer situação para os trabalhadores. 

(REPÓRTER): Já o senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, chamou a atenção para a elevada dívida pública do Brasil. Ele afirmou que a diminuição dos juros não vem acompanhada de qualquer medida do governo para conter o gasto público. Para Agripino, é preciso acabar com os gastos supérfluos e investir em setores essenciais para assegurar o crescimento econômico do país. 

(JOSÉ AGRIPINO): a provisão da infra-estrutura, o custo brasil, a taxa de juros, a burocracia, a carga de impostos, impedindo que a indústria brasileira sobrevivesse e competisse com a industria chinesa, por exemplo. nós estamos vivendo dias difíceis e temos que acordar para tomar medidas duras e sérias.

(REPÓRTER): A redução da taxa de juros foi a terceira seguida. O Comitê de Política Monetária do Banco Central volta a se reunir nos dias 17 e 18 de janeiro.
02/12/2011, 00h39 - ATUALIZADO EM 02/12/2011, 00h39
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00