Senadores querem aprovar o Código Florestal na próxima semana — Rádio Senado

Senadores querem aprovar o Código Florestal na próxima semana

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA PEDIRAM NESTA QUINTA-FEIRA A APROVAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL NA PRÓXIMA SEMANA.

LOC: ELES PROTESTARAM CONTRA OS GRUPOS QUE PASSAM A IMAGEM DE QUE OS PRODUTORES RURAIS SÃO OS VILÕES DO MEIO AMBIENTE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

(REPÓRTER): A reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, CRA, era para debater uma pauta de três projetos. Mas a pedido dos relatores as votações foram adiadas, e os senadores aproveitaram para pedir a aprovação imediata do novo Código Florestal, projeto que passou pela comissão no início de novembro. A votação do novo código está prevista para acontecer na próxima terça-feira, no Plenário do Senado. E o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, refutou as críticas de quem acha que a proposta não foi suficientemente debatida no Senado. Gurgacz disse que os senadores começaram a discutir o Código Florestal no final de março, dois meses antes de a matéria chegar à Casa.

(ACIR GURGACZ): Debatemos exaustivamente. Ouvimos toda a sociedade, conversamos. Ouvimos aquilo que queríamos, aquilo que não queríamos. Mas ouvimos porque era nossa obrigação ouvir.

(REPÓRTER): Vários senadores da comissão, entre eles Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, protestaram contra o tratamento que alguns grupos têm dado aos agricultores. Na opinião de Blairo, os críticos do projeto do novo Código Florestal procuram passar a imagem de que os produtores rurais são os vilões do meio ambiente. O que eles esquecem, segundo o senador, é que o homem do campo coloca comida na mesa dos brasileiros. 

(BLAIRO MAGGI): O problema, senadora Ana Amélia, é que as pessoas que moram nas cidades hoje acham que tudo nasce na gôndola do supermercado. Têm dó de ver matar um frango, abater um boi, mas gostam de comer um bife, gostam de comer um ovo, não sei o quê.

(REPÓRTER): O projeto do novo Código Florestal ainda está sujeito a mudanças no plenário. Senadores do Nordeste, por exemplo, já anunciaram que vão apresentar emendas para garantir a legalidade da pesca do camarão em áreas alagadas. Como o texto está sendo modificado no Senado, o novo código terá que voltar para a Câmara dos Deputados.

LOC: E A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA VAI PROMOVER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEXTA-FEIRA, NA CÂMARA MUNICIPAL DE ARIQUEMES, EM RONDÔNIA.

LOC: A REUNIÃO COMEÇA ÀS TRÊS DA TARDE – HORÁRIO LOCAL; QUATRO DA TARDE, HORÁRIO DE BRASÍLIA. E VAI SER PARA DEBATER AS AÇÕES DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NA AMAZÔNIA, EM ESPECIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA.
01/12/2011, 00h22 - ATUALIZADO EM 01/12/2011, 00h22
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00