Brasil e Palestina deverão ampliar os laços culturais — Rádio Senado

Brasil e Palestina deverão ampliar os laços culturais

LOC: O BRASIL E A PALESTINA DEVERÃO AMPLIAR OS LAÇOS CULTURAIS. É O QUE DETERMINA ACORDO INTERNACIONAL APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): O acordo foi assinado em Ramallah, na Cisjordânia, em março de 2010. O objetivo é promover valores culturais e reforçar os vínculos de amizade, entendimento e cooperação existentes entre brasileiros e palestinos. Estruturado em doze artigos, o Acordo, assinado em nome da Autoridade Nacional Palestina, estabelece que Brasil e Palestina deverão encorajar a cooperação entre suas instituições culturais para melhorar o conhecimento mútuo e a difusão de suas respectivas culturas. A ideia é ampliar o intercâmbio de técnicos e especialistas em artes visuais, música, teatro, dança, cinema, museus e arquivos, a fim de incentivar a popularização das manifestações culturais. A relatora, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, destacou que após os atentados terroristas de 11 de setembro, os preconceitos contra a cultura árabe e a religião islâmica aumentaram em todo o mundo e isso precisa ser mudado. Foi o que a senadora ressaltou no relatório, lido na Comissão pelo senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo.

(ALOYSIO NUNES): O Brasil, país que recebeu a primeira maior comunidade de libaneses fora do Líbano, e acolhe tantas outras comunidades árabes, ao lado da judaica, deve servir de exemplo internacional para o fomento da cultura da tolerância. A proposta em exame não poderia ser, portanto, mais oportuna. 

(REPÓRTER): Para ser ratificado, o acordo cultural entre o Brasil e Autoridade Nacional Palestina deverá ser aprovado também pelo Plenário. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL TAMBÉM APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A INDICAÇÃO DE RUBEM ANTONIO CORREA BARBOSA PARA O CARGO DE EMBAIXADOR DO BRASIL NA AUSTRÁLIA, ACUMULANDO A FUNÇÃO NAS ILHAS FIJI, REPÚBLICA DE NAURU E ILHAS SALOMÃO.

LOC: TAMBÉM FORAM APROVADOS E SABATINADOS OS EMBAIXADORES MARIA AUXILIADORA FIGUEIREDO INDICADA PARA CHEFIAR A MISSÃO DIPLOMÁTICA DO BRASIL NA MALÁSIA, E NO SULTANATO DE BRUNEI; E O EMBAIXADOR MIGUEL GUSTAVO DE PAIVA TORRES, PARA O TOGO, NA ÁFRICA. AS INDICAÇÕES SEGUEM PARA EXAME NO PLENÁRIO DO SENADO.
01/12/2011, 00h24 - ATUALIZADO EM 01/12/2011, 00h24
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00