Ministério do Esporte terá mais 24 cargos em comissão — Rádio Senado

Ministério do Esporte terá mais 24 cargos em comissão

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DE 24 CARGOS EM COMISSÃO NO MINISTÉRIO DO ESPORTE.

LOC: OS SENADORES DA OPOSIÇÃO CRITICARAM A INICIATIVA. JÁ O GOVERNO EXPLICOU QUE OS PROFISSIONAIS VÃO TRABALHAR NA COPA DO MUNDO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

(REPÓRTER): A proposta encaminhada pelo Governo Federal cria 24 cargos em comissão para o Ministério dos Esportes contratar profissionais que vão trabalhar na fiscalização e organização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e das Olimpíadas no Rio de janeiro, em 2016. Durante o debate, os senadores da oposição criticaram a iniciativa e lembraram que há cerca de 24 mil cargos de confiança no Executivo. Também disseram que milhares de brasileiros estudam para concursos públicos enquanto as vagas abertas no Ministério dos Esportes servem para acolher aliados políticos além de prejudicarem o corte de gastos anunciado pelo governo. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, lembrou que o projeto está em discussão há dois anos, o que demonstra que as novos cargos não são necessários.

(AÉCIO NEVES): Não é nada absolutamente urgente. Esse projeto vai na direção oposta naquilo que efetivamente seria necessário. Esse projeto não traz absolutamente nada. Nenhuma urgência e é preciso que o governo seja mais parcimonioso. E mais do que isso, porque não fazer remanejamento dos cargos existentes na máquina administrativa?

(REPÓRTER): O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, explicou que a criação dos cargos está prevista para reforçar a estrutura do Ministério na organização dos eventos esportivos internacionais.

(ROMERO JUCÁ): A proposta do Ministério é ter uma pequena estrutura que vai acompanhar o futebol, acompanhar o Estatuto do Torcedor e ajudar a organizar a Copa do Mundo. São 24 cargos, não é uma quantidade imensa de cargos, para um ministério que é pequeno, que é enxuto, e que precisa ter a sua atuação melhorada.

(REPÓRTER) A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e vai ser analisada pelo plenário do Senado. Se aprovada, segue para sanção presidencial.
30/11/2011, 01h58 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 01h58
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00