Comissão autoriza criação de ZPE em Rondonópolis — Rádio Senado

Comissão autoriza criação de ZPE em Rondonópolis

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO DO SENADOR JAYME CAMPOS, DO DEMOCRATAS DE MATO GROSSO, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR UMA ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÕES NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS.

LOC: APESAR DA APROVAÇÃO DO PROJETO, A CRIAÇÃO DE NOVAS Z-P-E-S NO PAÍS NÃO É CONSENSO ENTRE OS SENADORES. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES. 

(REPÓRTER): Na justificativa do projeto que foi aprovado, o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, esclarece que Rondonópolis é um município de pouco mais de 180 mil habitantes e se vai se desenvolver com a ZPE. Localizado a duzentos quilômetros a leste da capital, Cuiabá, tem no agronegócio e na indústria suas principais bases econômicas. O projeto foi aprovado por nove votos favoráveis e cinco contrários e segue para avaliação na Câmara dos Deputados. O relator, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, comemorou o apoio dos colegas à iniciativa. 

(CYRO MIRANDA): Diga-se de passagem que tive a oportunidade de estar final de semana em Cuiabá e antes fomos a Rondonópolis. Aonde conseguimos inclusive identificar essa necessidade.

(REPÓRTER): Na discussão da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Aloísio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo criticou o grande número de projetos de criação de Zonas de Processamento de Exportação. 

(ALOÍSIO NUNES): Porque pelo andar da carruagem, o Brasil vai se transformar numa imensa ZPE. Porque de município em município nós vamos criando ZPEs por aí afora e essa é uma solução mágica, porque não se enfrenta o problema da estrutura tributária brasileira, os problemas que dificultam as exportações brasileiras, especialmente das exportações dos manufaturados.

(REPÓRTER): Atualmente há mais de 70 projetos de lei do Senado que tratam da criação de Zonas de Processamento de Exportação.
30/11/2011, 04h44 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 04h44
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00