CCJ começa a analisar indicação da ministra Rosa Weber para o STF — Rádio Senado

CCJ começa a analisar indicação da ministra Rosa Weber para o STF

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA COMEÇOU A ANALISAR, NESTA QUARTA-FEIRA, A INDICAÇÃO DA MINISTRA ROSA MARIA WEBER PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

 LOC: O PRESIDENTE DA CCJ, SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA, MARCOU A SABATINA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER): Rosa Maria Weber foi indicada pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga aberta pela ministra Ellen Gracie, que se aposentou no início de agosto. O relatório do senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima destacou a trajetória profissional e acadêmica de Rosa Maria Weber. Nascida em Porto Alegre, ela é autora de diversos livros e foi professora de Direito, trabalhou como juíza do trabalho nos últimos 35 anos e é ministra do Tribunal Superior do Trabalho há cinco anos. A leitura do relatório estava na pauta da CCJ da semana passada, mas foi adiada. O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, questionou se a demora do Senado em votar a indicação tinha o objetivo de atrasar o julgamento do processo da Ficha Limpa no STF. 

(PEDRO SIMON): Aí aconteceu este fato. Fica no ar uma interrogação. O senado teria tentado impedir que o Ficha Limpa fosse votado este ano. O Supremo sai como o homem que realmente quis e o Senado sai como a instituição que não queria.

(GEORGE CARDIM): O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, lembrou que o Senado aprovou a Lei da Ficha Limpa e espera que a medida funcione nas eleições municipais do próximo ano. Ele explicou que a CCJ já decidiu que a indicação de ministros do STF deve ser analisada em duas partes. A primeira com a leitura do relatório e a segunda com a sabatina e a votação secreta. A próxima reunião foi marcada para a terça-feira da semana que vem. 

(EUNÍCIO DE OLIVEIRA): Eu estou convocando uma reunião. A Mesa está cumprindo fielmente o regimento. Não há nenhuma correlação em relação com o que o Supremo faz ou deixe de fazer. Então não aceito nenhum tipo de insinuação com o que tenha acontecido com o comportamento desta mesa e desta comissão.

(GEORGE CARDIM): Após a decisão da CCJ, a indicação de Rosa Maria Weber para o Supremo Tribunal Federal vai ser analisada pelo plenário do Senado.
30/11/2011, 00h40 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 00h40
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00