Senadores divergem sobre a criminalização da homofobia — Rádio Senado

Senadores divergem sobre a criminalização da homofobia

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA PODE VOTAR NA SEMANA QUE VEM O PROJETO QUE TORNA CRIME A DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS HOMOSSEXUAIS.

LOC: A PROPOSTA FOI DEBATIDA NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO, POR REPRESENTANTES DE IGREJAS EVANGÉLICAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(REPÓRTER): Depois de já ter ouvido a opinião dos homossexuais sobre o projeto que torna crime a homofobia, a Comissão de Direitos Humanos recebeu, nesta terça-feira, representantes de igrejas evangélicas para debater a proposta. A mesma opinião foi compartilhada por todos. O projeto fere a Constituição, que garante a liberdade de expressão de crença, como explicou o senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro. 

(MARCELO CRIVELLA): porque ela proíbe qualquer crítica ao homossexualismo e para nós evangélicos, para os católicos, o homossexualismo é pecado. Então, se você disse isso numa igreja. Se você disser isso num programa de televisão ou de rádio. Você falar que é pecado o homossexualismo, você pode, então, estar sujeito a ação penal, cuja pena vai de dois a cinco anos. 

(REPÓRTER): O pastor Silas Malafaia foi mais enfático. 

(PASTOR SILAS MALAFAIA): isso aqui é um lixo essa lei. Tem que ser enterrada. 

(REPÓRTER): Mas, a senadora Marinor Brito, do PSOL do Pará, tem uma avaliação completamente diversa. Para ela, a proposta protege uma grande parcela da população.  

(MARINOR BRITO): A única forma de fazer justiça. De tentar ocupar esse espaço na vida política entre o Congresso Nacional e esse povo sofrido, que é violado nos seus direitos todos os dias, que são espancados, que são assassinados, que são achincalhados pela sua orientação sexual é criminalizando a homofobia. 

(REPÓRTER): O presidente da Comissão de Direitos Humanos, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que vai tentar um acordo para votar a proposta na semana que vem. 

(PAULO PAIM): Eu vou conversar naturalmente com os senadores que tratam desse tema tanto os que são contra como os que são a favor e se houver entendimento a gente vota na semana que vem. 

(REPÓRTER): O projeto que torna crime a homofobia foi apresentado em 2001 e já foi aprovado pelos deputados.
29/11/2011, 05h19 - ATUALIZADO EM 29/11/2011, 05h19
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00