Acordo garante votação do novo Código Florestal nesta quarta — Rádio Senado

Acordo garante votação do novo Código Florestal nesta quarta

LOC: O CÓDIGO FLORESTAL SERÁ VOTADO NO PLENÁRIO DO SENADO NA TARDE DE AMANHÃ, QUARTA-FEIRA.

LOC: O ENCURTAMENTO DO PRAZO FOI RESULTADO DE ACORDO DE LIDERANÇAS FIRMADO NA MANHÃ DE HOJE. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO TEM OS DETALHES.
 
(Repórter) A expectativa é que, apesar de ainda haver controvérsias, o texto do novo Código Florestal seja aprovado com poucas alterações, de acordo com o líder do governo, Romero Jucá, do PMDB de Roraima.
 
(Romero Jucá) Com relação ao Código Florestal há um acordo de procedimentos, para se colocar pra votação. Ainda existem pontos pendentes, ainda existem destaques, mas a maioria do texto já está consensuada e portanto vai ser uma votação que nós esperamos que seja rápida e que possa ser aprovado o texto como veio das comissões.
 
(Repórter) O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que foi relator do projeto nas comissões de Constituição e Justiça, de Ciência e Tecnologia e de Agricultura, disse que todos os lados tiveram que ceder para chegar a um texto consensual.
 
(Luiz Henrique) Acho que todos ganharam. Ganhou o governo, ganhou a sociedade, ganhou o setor ruralista, o setor ambientalista. Por quê? Porque fizemos um texto que representa a média geral. Conseguimos atender convenientemente a todos os setores da sociedade e fazer uma lei boa para o país.

(Repórter) Jorge Viana, do PT do Acre, que relatou o Código na Comissão de Meio Ambiente, voltou a dizer que a proposta não anistia desmatadores, apenas prevê a suspensão das multas em troca da recomposição das áreas nativas.
 
(Jorge Viana) Esse código é um código que vai ser rígido para que o Brasil pare definitivamente de destruir nossas florestas, de danificar o meio ambiente. Mas esse código também, ele enfrenta um problema dos últimos 40 anos. Nós somos um país de origem rural. Nós não podemos agora criminalizar os nossos avós, nossos pais. Nós temos que agradecer a eles, mas agora com o conhecimento que a ciência nos permite, fazer diferente daqui pra frente. A intenção não é anistiar ninguém, a intenção é reeducar o Brasil do ponto de vista ambiental.
 
(Repórter) Depois de aprovado pelo Senado, o novo Código Florestal volta à Câmara dos Deputados, que vai decidir se concorda com o texto dos senadores ou se restaura o projeto que havia sido aprovado pelos deputados.
29/11/2011, 00h51 - ATUALIZADO EM 29/11/2011, 00h51
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00