78% dos brasileiros avaliam como pouco o investimento em cultura — Rádio Senado

78% dos brasileiros avaliam como pouco o investimento em cultura

LOC: A SENADORA LÍDICE DA MATA PEDIU EM DISCURSO NO PLENÁRIO DO SENADO, QUE O ORÇAMENTO DESTINADO AO MINISTÉRIO DA CULTURA NÃO SEJA USADO PARA SOCORRER OUTRAS ÁREAS, UMA VEZ QUE JÁ É UM DOS MENORES DA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS.

 LOC: LÍDICE DA MATA TEM UM PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR APRESENTADO NESSE SENTIDO E COMENTOU PESQUISA ENCOMENDADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO AO DATASENADO SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE O BRASILEIRO DÁ À CULTURA. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE. 

(REPÓRTER): Aproximadamente 78 por cento dos brasileiros avaliam que o montante de dinheiro público reservado para a área da cultura é pequeno e não deve ser reduzido. Já 31 por cento acreditam que o dinheiro aplicado nesse segmento é mal gerenciado. Por outro lado, 17 por cento opinaram que, em situações extremas, como catástrofes naturais, o governo poderia desviar o dinheiro originalmente previsto para ações culturais para outros setores. Esses dados fazem parte de uma pesquisa do DataSenado, feita entre 31 de outubro e 14 de novembro, a partir de um requerimento da senadora Lídice da Mata, aprovado na Comissão de Educação do Senado Federal. A senadora do PSB da Bahia também é autora do projeto de lei complementar número 20 de 2011, que impede o contingenciamento de recursos do Orçamento da União destinados à Cultura. No plenário do Senado, Lídice defendeu o projeto.

(SENADORA LÍDICE DA MATA): Nós estamos reivindicando que não haja, que não seja possível, fazer-se o contingenciamento desses recursos da Cultura, já tão pequenos para esta que é uma das indústrias que mais cresce no mundo hoje!

(REPÓRTER): O chefe do DataSenado, Valter Rosa, observa que um dos resultados da pesquisa é que cresceu a preocupação do brasileiro com a Cultura. 

(VALTER ROSA): 91% dos entrevistados atribuíram nota máxima, nota dez, numa escala de um a dez à Saúde e à Educação, enquanto os 56% deram essa mesma nota à Cultura! Então quer dizer que a proporção não é de um para dez, a Cultura vale um e essas outras áreas valem 10, então está em torno de seis para 10, o que a gente acha que já é um ganho, considerando que áreas de Saúde e Educação o cidadão considera uma problemática de primeira necessidade.

(REPÓRTER): A pesquisa do DataSenado ouviu, por telefone, 1.306 cidadãos de todas as partes do país com mais de 16 anos de idade. Os resultados estão disponíveis no site w-w-w ponto senado ponto gov ponto BR barra noticias barra datasenado. 

Veja a pesquisa na íntegra: http://bit.ly/t71dxM



24/11/2011, 04h59 - ATUALIZADO EM 24/11/2011, 04h59
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00