Oposição só votará prorrogação da DRU se o Senado votar Emenda 29 — Rádio Senado

Oposição só votará prorrogação da DRU se o Senado votar Emenda 29

LOC: A OPOSIÇÃO SÓ ACEITA VOTAR O PROJETO QUE PERMITE O GOVERNO GASTAR LIVREMENTE VINTE POR CENTO DO ORÇAMENTO, SE FOR PARA O PLENÁRIO A PROPOSTA QUE AUMENTA RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE.

LOC: O GOVERNO TEM PRESSA EM APROVAR A PRORROGAÇÃO DA DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO, QUE PERDE SUA VALIDADE EM DEZEMBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER): Os senadores têm menos de um mês para votar a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União,  a chamada DRU, por mais quatro anos. Pela proposta, no ano que vem, a presidente Dilma Rousseff terá mais de 62 bilhões de reais para investir em ações e programas que desejar, o equivalente a 20 por cento do orçamento da União.  O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, adiantou voto contrário à prorrogação da DRU por entender que áreas importantes, como saúde e educação, ficam com menos recursos. Ao comentar a pressa do governo, Álvaro Dias condicionou a votação rápida da DRU à apreciação da Emenda 29, que garante mais recursos para a saúde. 

(ALVARO DIAS): Nosso compromisso não é criar dificuldades desde que se vote como prioridade a Emenda 29, que é fundamental para o país. A saúde é um verdadeiro caos e temos que encontrar solução. 

(REPÓRTER): O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, admitiu que o tempo é apertado para o Senado votar uma Proposta de Emenda à Constituição, que exige duas votações em Plenário. Jucá disse que o governo aceita votar a Emenda 29, mas defendeu a aprovação do projeto já analisado na Câmara dos Deputados, que obriga o governo federal a investir na saúde o percentual do crescimento econômico, apurado no ano anterior. Mas a proposta original do ex-senador Tião Viana, do PT do Acre, prevê a destinação de 10% da arrecadação. Romero Jucá alega que a equipe econômica só permite a votação da versão dos deputados. 

(ROMERO JUCÁ): Não é possível atender ao mérito da Emenda 29 como quer a oposição. Temos a condição de combinarmos uma forma de votar independentemente do mérito. A base do governo vai defender na regulamentação da Emenda 29 o texto que veio da Câmara dos Deputados. 

(REPÓRTER): A prorrogação da Desvinculação das Receitas da União já começou a ser discutida pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

23/11/2011, 01h00 - ATUALIZADO EM 23/11/2011, 01h00
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00