Comissão quer detalhes sobre proposta que divide lucros do FGTS entre cotistas — Rádio Senado

Comissão quer detalhes sobre proposta que divide lucros do FGTS entre cotistas

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS QUER DETALHES SOBRE OS PLANOS DE DIVISÃO DOS LUCROS DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO, O FGTS.  

LOC: OS SENADORES APROVARAM UM PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PARA DISCUTIR O ASSUNTO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER): A comissão de assuntos sociais vai promover uma audiência pública para esclarecer as informações, divulgadas pela imprensa, de que a Caixa Econômica Federal e o ministério do trabalho pretendem dividir cinqUenta por cento dos lucros do FGTS entre os cotistas do fundo, como forma de melhorar o rendimento dos trabalhadores cadastrados. A intenção é ouvir o presidente da instituição, Jorge Hereda, para obter detalhes da proposta e saber se a medida pode causar algum tipo de prejuízo aos trabalhadores. A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho e autora do requerimento, disse que os esclarecimentos são necessários porque o dinheiro do FGTS pertence ao trabalhador brasileiro: 

(ANA AMÉLIA): ..."Que a CEF esclareça quais os critérios, o que o governo pretende com isso, porque afinal esse e o dinheiro do trabalhador e o que mais se quer sobre isso é transparência sobre isso pra evitar o problema que já tivemos em relação a outros casos de trabalhadores que tiveram seus direitos violados, como é o caso do fundo Aerus Varig". 

(REPÓRTER): A data para a audiência pública sobre a divisão dos lucros do FGTS ainda não foi definida. A comissão também aprovou outro pedido de audiência da senadora Ana Amélia, para discutir o projeto que prevê que os planos de saúde incluam nas coberturas o tratamento domiciliar de câncer com medicamentos específicos, conhecidos como antineoplásicos de uso oral. Devem ser convidados para a reunião representantes da Agencia Nacional de Saúde Suplementar e especialistas da área de oncologia. 

LOC: A COMISSÃO APROVOU O RELATÓRIO DO SENADOR WALDEMIR MOKA COM AS EMENDAS DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PARA O PROJETO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL. ENTRE AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES ESTÁ A DESTINAÇÃO DE RECURSOS PARA SANEAMENTO BÁSICO E TRATAMENTO DA ÁGUA PARA OS MUNICÍPIOS COM MENOS DE 50 MIL HABITANTES.
23/11/2011, 11h39 - ATUALIZADO EM 23/11/2011, 11h39
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00