Comissão destina R$ 100 milhões para monitorar desastres naturais — Rádio Senado

Comissão destina R$ 100 milhões para monitorar desastres naturais

LOC: AO VOTAR AS EMENDAS AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2012, A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEU PRIORIDADE AO MONITORAMENTO DE DESASTRES NATURAIS, À INCLUSÃO DIGITAL E AO REATOR NUCLEAR BRASILEIRO PARA USO NO TRATAMENTO DE CÂNCER. 

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM DESTINOU RECURSOS DO ORÇAMENTO PARA PESQUISAS MARÍTIMAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 


(REPÓRTER): Foram 54 emendas apresentadas na Comissão de Ciência e Tecnologia à lei orçamentária para 2012. Mas segundo resolução de 2006, a CCT pode apresentar no máximo três emendas de apropriação de despesas e três de remanejamento ao projeto de Lei Orçamentária que estima as receitas e fixa as despesas da União para o ano seguinte. O relator, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, optou por emendas de apropriação em três áreas distintas, duas delas destinadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: A primeira, para implantação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, no valor de 100 milhões de Reais. A segunda, para desenvolvimento de projetos de inclusão digital, no valor de 200 milhões de reais. Segundo Antônio Carlos Valadares, os estados receberão os recursos para ampliarem o acesso à banda larga, a fim de universalizar o uso da internet. Já a terceira emenda de apropriação destina 40 milhões de Reais para a Comissão Nacional de Energia Nuclear. O dinheiro deverá ser aplicado na construção do reator nuclear brasileiro, como explicou o senador Antônio Carlos Valadares:

(ANTÔNIO CARLOS VALADARES): esse reator tem o objetivo principal de apoiar todas as atividades, as ações desenvolvidas no Brasil no combate ao câncer, todos os sistemas de oncologia poderão ser beneficiados com esse reator, é também uma emenda que tem abrangência impressionante, principalmente no setor da saúde pública.

(REPÓRTER): A única emenda de remanejamento da Comissão de Ciência e Tecnologia atende a uma das necessidadesdo Ministério da Marinha. A emenda, no valor de um milhão de Reais visa reforçar o caixa da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, que coordena pesquisas no mar e nas ilhas oceânicas do Brasil.
23/11/2011, 00h34 - ATUALIZADO EM 23/11/2011, 00h34
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00