Ana Rita quer garantir seguro-desemprego para trabalhadores domésticos — Rádio Senado

Ana Rita quer garantir seguro-desemprego para trabalhadores domésticos

LOC: PROJETO DA SENADORA ANA RITA PRETENDE GARANTIR SEGURO-DESEMPREGO PARA TRABALHADORES DOMÉSTICOS QUE NÃO ESTEJAM INSCRITOS NO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO, O FGTS. 


LOC: A PROPOSTA PREVÊ PARA O TRABALHADOR A MANUTENÇÃO DE UM SALÁRIO MÍNIMO POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS: 

(REPÓRTER): O trabalhador doméstico vai poder sacar durante três meses o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, sem a necessidade de contribuição. O benefício será dado ao doméstico que tenha trabalhado por um período de quinze meses em um prazo de dois anos. O projeto defende quem foi demitido sem justa causa e garante recurso do fundo de garantia para o empregado. É o que diz a senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo:


(ANA RITA): O trabalhador doméstico que trabalha em casa de família, quando ele é dispensado, muitas vezes ele fica por um longo período sem conseguir uma nova atividade. E ele não tinha direito a esse benefício do seguro desemprego, desta maneira nós estamos assegurando a este trabalhador uma garantia maior. 

(REPÓRTER): Para o trabalhador inscrito no Fundo de Garantia o projeto prevê seis meses de seguro-desemprego. O projeto da senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, está na Comissão de Assuntos Sociais. Outra proposta com esse mesmo objetivo foi apresentada pelo senador Rodrigo Rollemberg do PSB do Distrito Federal. Ela já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal e enviada para a Câmara dos Deputados.
21/11/2011, 00h26 - ATUALIZADO EM 21/11/2011, 00h26
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00