Concurso deve ser realizado no 1º semestre de 2012 — Rádio Senado

Concurso deve ser realizado no 1º semestre de 2012

LOC: AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012 NÃO VÃO INTERFERIR NO ANDAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO DO SENADO, PREVISTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO QUE VEM. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, À RÁDIO SENADO, O PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER): Depois da confirmação de que o Senado vai fazer concurso público para o preenchimento de 246 vagas, ficou a pergunta: as eleições municipais de 2012 vão afetar o processo seletivo? Não, segundo o presidente da comissão organizadora do concurso, o consultor legislativo Davi Paiva. Ouça o que ele disse numa entrevista feita pelo jornalista Jefferson Dalmoro, âncora do programa Conexão Senado, da Rádio Senado.

(DAVI PAIVA): Com certeza nós trabalhamos com a expectativa de que esse concurso seja realizado no primeiro semestre de 2012.
 
(REPÓRTER JEFFERSON): A Lei Eleitoral, no ano que vem, não impede nada, a nomeação?

(DAVI PAIVA): Não impede porque o concurso vai ser realizado antes do período impeditivo da Lei Eleitoral.

(REPÓRTER) A Lei Eleitoral permite a nomeação de candidatos aprovados em concursos homologados, ou com o resultado publicado no Diário Oficial, até três meses antes das eleições. Como a eleição será no dia 7 de outubro, a homologação deve ocorrer até a primeira semana de julho. Após esse prazo, o concurso pode ser realizado normalmente, mas os aprovados só poderão ser nomeados depois da posse dos eleitos, no início de 2013. Independentemente dos prazos, Davi Paiva adianta que o Senado vai exigir dos candidatos mais do que conhecimento em matérias tradicionais, como Direito Constitucional e Direito Administrativo.
 
(DAVI PAIVA): Hoje em dia para passar num concurso público você precisa não só desse conhecimento adquirido, vamos dizer assim, nos cursinhos. Você precisa ser uma pessoa antenada com a realidade, uma pessoa que lê jornais, uma pessoa que se preocupa com o que está acontecendo ao seu redor.

(REPÓRTER): Davi Paiva ainda afirmou que é muito difícil ocorrer um novo adiamento do concurso. Isso porque, segundo ele, é grande a necessidade de ocupar os mais de 600 cargos que ficaram vagos com aposentadorias. No início deste ano, o Senado adiou o concurso por causa dos cortes orçamentários anunciados pelo governo federal.
18/11/2011, 00h19 - ATUALIZADO EM 18/11/2011, 00h19
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00