Identificação de peças de veículos no manual poderá ser obrigatória — Rádio Senado

Identificação de peças de veículos no manual poderá ser obrigatória

LOC: A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DEVE VOTAR NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA PROPOSTA QUE OBRIGA AS MONTADORAS A CONFECCIONAR O MANUAL DO PROPRIETÁRIO DE AUTOMÓVEL COM DISCRIMINAÇÃO DE MARCA E CÓDIGO DE REFERÊNCIA DAS PRINCIPAIS PEÇAS DO VEÍCULO.

LOC: O OBJETIVO DO PROJETO É FACILITAR A COMPRA DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO, ALÉM DE ESTIMULAR A CONCORRÊNCIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): imagine que uma peça do limpador de pára-brisa do carro quebrou. Na concessionária o limpador inteiro sai por 20 reais. A pecinha quebrada custa apenas 5, mas demora um mês para chegar. Uma saída é ligar para as lojas de autopeças, mas a cada telefonema você terá que informar a marca, ano e modelo do carro, e tentar descrever como é a peça. Se o consumidor soubesse o código de referência, a procura seria muito mais fácil e ele poderia buscar as melhores ofertas e prazos na cidade ou mesmo em todo o País, pela internet. Essa é a ideia do projeto de lei do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará. Ele diz que hoje o proprietário de um automóvel fica nas mãos dos fabricantes.

(FLEXA RIBEIRO): as grandes marcam compram as peças das autopeças, das indústrias que produzem essas peças e apenas embalam com a marca das montadoras. Dessa forma vão poder comprar diretamente das produtoras das autopeças.

(REPÓRTER): Por sugestão do senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, em vez de constar do manual, que poderia ficar muito volumoso, os códigos das peças poderão estar disponíveis em meio eletrônico. E a medida vai valer não apenas para carros, mas para motos, caminhões e tratores. A proposta deve ser colocada em votação na Comissão de Infraestrutura na quarta-feira, dia 23. Se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.
17/11/2011, 11h48 - ATUALIZADO EM 17/11/2011, 11h48
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00