Senado entrega prêmios a estudantes vencedores — Rádio Senado

Senado entrega prêmios a estudantes vencedores

LOC: O SENADO PREMIOU NESTA QUARTA-FEIRA OS ESTUDANTES VENCEDORES DO QUARTO CONCURSO DE REDAÇÃO, QUE ESTE ANO TEVE COMO TEMA: “O BRASIL QUE A GENTE QUER É A GENTE QUE FAZ”.

LOC: FORAM PREMIADAS 27 REDAÇÕES, UMA DE CADA ESTADO. OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS GANHARAM NOTEBOOKS, MEDALHAS E CERTIFICADOS, ALÉM DE COMPUTADORES PARA SUAS ESCOLAS. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS:

(REPÓRTER): Além das premiações, os vinte e sete estudantes vão participar até sexta-feira do Projeto Jovem Senador. Durante três dias os jovens vão se reunir para apresentar uma proposta que poderá ser transformada em projeto de lei. Para o primeiro colocado do concurso, o mineiro da cidade de Passos, Matheus Oliveira Faria a sua redação foi uma metáfora sobre o beija-flor que apaga, de gota em gota, o fogo numa floresta. O estudante ressaltou a importância do prêmio, e disse estar ansioso para recebê-lo do presidente Sarney:

(MATHEUS): Eu tô muito ansioso agora para receber o prêmio das mãos do Senador José Sarney. O prêmio é só adicional, só a experiência de estar aqui já é muito gratificante, muito legal.

(REPÓRTER): Aestudante Janaína Santana Vilela, do estado de Goiás, ficou em segundo lugar, e Carlos Vinícius do Carmo Araújo, do Distrito Federal, em terceiro. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT, do Distrito Federal, a iniciativa pode incentivar os jovens de todo o país a exercitar algo fundamental para o seu desenvolvimento, a escrita.

(SENADOR CRISTOVAM): A juventude, as crianças dos Brasil inteiro, por meio da TV, da Rádio Senado percebam como é importante saber escrever, percebam como pode ser bem reconhecido aquele que escreve bem.

(REPÓRTER): Já para o presidente da Casa, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, o concurso de redação do Senado Federal faz com que os jovens se interessem pelo Poder Legislativo:

(SENADOR JOSÉ SARNEY): Isso é uma iniciativa do Senado que se destina despertar vocações políticas entre os jovens de todo o país. E o Senado hoje teve um dia de sucesso porque esse programa que se desenvolve a bastante tempo e já é a coroação com a premiação e ao mesmo tempo a entrega de medalhas a todos aqueles que foram eleitos senadores pelo seus estados.

(REPÓRTER): O próximo tema do concurso de redação para escolas públicas de todo o país foi anunciada na premiação: "Meu município, Meu Brasil".
16/11/2011, 00h39 - ATUALIZADO EM 16/11/2011, 00h39
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00