Viana considera polêmico legalizar plantações anteriores a 2008 em APPs — Rádio Senado

Viana considera polêmico legalizar plantações anteriores a 2008 em APPs

LOC: NESTA SEMANA/ NA PRÓXIMA SEMANA, A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEVE COMEÇAR A DISCUTIR O RELATÓRIO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.

LOC: O DEBATE SOBRE A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E O AQUECIMENTO GLOBAL TAMBÉM É DESTAQUE NA COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. A AGENDA DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(REPÓRTER): Devido ao feriado da Proclamação da República, as atividades das comissões do Senado só começam na quarta-feira, quando a Comissão de Constituição e Justiça pode começar a analisar a indicação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho Rosa Maria Weber para o Supremo Tribunal Federal. No mesmo dia, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, deve ler seu relatório sobre o novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente. O projeto já foi analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça, Agricultura e Ciência e Tecnologia. O senador Jorge Viana reconhece que a proposta tem pontos polêmicos, como a legalização das plantações que já existiam, antes de 2008, em Áreas de Proteção Permanente. No entanto, Viana disse que espera concluir a votação no Congresso ainda este ano.

(JORGE VIANA): Há uma expectativa no mundo inteiro com relação a posição do Brasil. O Brasil pode sim crescer sua autoridade diante do mundo votando ainda este ano esta lei tão importante. Que o Senado, com sua sabedoria, com a experiência dos senadores está dando o devido tratamento. Então eu acredito que nós temos condições de termos condição de termos um entendimento e votarmos esta matéria antes do recesso.

(REPÓRTER): A preservação ambiental também está na pauta da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, que discute com autoridades e especialistas, nesta quarta-feira, o pagamento de serviços para reduzir o desmatamento e a degradação florestal. Na quinta-feira, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária deve votar um projeto que garante o pagamento do seguro desemprego para os trabalhadores rurais que trabalham com o plantio de cana-de-açúcar durante o período da entressafra. Na sexta-feira, a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas volta a se reunir e discute em São Paulo as causas e consequências do aquecimento global nas grandes cidades.
11/11/2011, 01h58 - ATUALIZADO EM 11/11/2011, 01h58
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00