Mercosul dá estatura ao Brasil, diz embaixador — Rádio Senado

Mercosul dá estatura ao Brasil, diz embaixador

LOC: O MERCOSUL DÁ AO BRASIL A ESTATURA NO CENÁRIO INTERNACIONAL QUE O PAÍS NÃO TERIA SOZINHO, NO ATUAL MUNDO GLOBALIZADO. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O EMBAIXADOR RUY CARLOS PEREIRA, EM SABATINA NA COMISSAO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. A INDICAÇÃO DELE FOI APROVADA PELA COMISSÃO PARA O CARGO DE DELEGADO PERMANENTE DO BRASIL JUNTO AO MERCOSUL E À ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO, ALADI. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

(REPÓRTER): O Embaixador Ruy Carlos Pereira disse que desde a criação do Mercosul o comércio do Brasil com o bloco regional cresceu de um bilhão de dólares em 1990 para 44 bilhões em 2010. Segundo ele, 93 por cento do que se vende do Brasil para o Mercosul é produto de alto valor agregado, o que torna o bloco regional o campo principal para afirmação do que ele chamou de pujança da economia brasileira. 

(RUY CARLOS PEREIRA): foi multiplicado por 44 vezes em 20 anos, é um fenômeno extraordinário que tem especial importância para o Brasil e para a indústria brasileira. 

(REPÓRTER): Ruy Carlos Pereira reconheceu que apesar dos diferentes tamanhos dos territórios e populações, as assimetrias econômicas e sociais podem ser superadas. Entre os principais desafios para o bloco regional, ele citou a melhoria da infraestrutura física e de comunicação ligando os países do Mercosul, a implementação do Programa Nacional de Cidadania, e o fortalecimento do Parlasul, para dar mais legitimidade ao bloco. 

(RUY CARLOS PEREIRA): é inadiável avançar rapidamente na implantação do estatuto da cidadania do Mercosul, é urgente aprofundar os mecanismos da união aduaneira do Mercosul, porque nos dará condições de resistir a esse tsunami econômico financeiro que se aproxima, é indispensável fazer com que a vantagens da participação do Brasil no Mercosul se estendam a todas as regiões desse pais.

(REPÓRTER): O senador Roberto Requião, do PMDB paranaense, presidente da Representação Brasileira no Parlasul lamentou que o discurso oficial em favor do Mercosul não se transforme em ações práticas. É o caso, segundo Requião, de uma ponte no Paraná, ligando o Brasil e a Argentina, que há 18 anos aguarda pleno funcionamento.

(ROBERTO REQUIÃO): há 18 anos não temos aduana e não temos Polícia Federal...e agora estamos aqui na luta pela consolidação do Parlasul para reforçarmos a nossa posição diante dos mercados e da crise da Europa e dos estados unidos, continua a mesma resistência do governo brasileiro. 

(REPÓRTER): A indicação de Ruy Carlos Pereira, aprovada na Comissão de Relações Exteriores, segue agora para exame no plenário do Senado.
10/11/2011, 00h59 - ATUALIZADO EM 10/11/2011, 00h59
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00