Comissão promove seminário para debater o uso da água — Rádio Senado

Comissão promove seminário para debater o uso da água

LOC: SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEBATE NO SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA, A RELAÇÃO DO HOMEM COM A ÁGUA. 

LOC: O PRESIDENTE DA CMA DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO EVENTO COMO SUBSÍDIO PARA O DEBATE NO CÓDIGO FLORESTAL. A REPORTAGEM É DE GEOVANA MARTINS: 

(REPÓRTER): Solucionar os conflitos ambientais, sociais e econômicos relacionados à água é o que pretende o primeiro Seminário Internacional "Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes". O evento é promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, em parceria com o Centro de Estudo Transdisciplinar da Água, formado por dez instituições governamentais e não governamentais que atuam na área. Para o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, e presidente da Comissão de Meio Ambiente, esse seminário deve colocar em pauta a questão da água no debate do Código Florestal: 

(RODRIGO ROLLEMBERG):  A água é fundamental para manter nossas florestas, e nossos biomas, e a nossa biodiversidade. E a água é fundamental para garantir sustentabilidade a nossa agricultura. Será inteligente e absolutamente necessário colocar a água no centro desse debate. Para a coordenadora do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água, Vera Catalão, a sustentabilidade das fontes de água deve constar da pauta de discussões não somente do meio acadêmico, mas também do conjunto da sociedade:

(VERA CATALÃO): Trata-se de um seminário que busca outros saberes, além dos saberes científico, para que juntos, de forma articulada, possamos pensar em instalar uma outra relação com água que nos permitam um manejo mais sustentável, eu diria mais cuidadoso com as águas.

(REPÓRTER): Para o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, o evento não trata apenas da relação econômica, mas também de temas mais amplos, como a importância da participação de toda a população na preservação da água para a garantia de se ter um futuro com mais qualidade de vida: 

(VICENTE ANDREU): Nós podemos enxergar com maior dimensão e profundidade, a importância da temática da água, não só para o desenvolvimento sustentável mais particularmente para uma vida digna. 

(REPÓRTER): O Seminário Internacional "Água e Transdisciplinaridade foi aberto nesta quarta-feira, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. De quinta até sexta-feira o evento acontece no Museu da República, em Brasília
09/11/2011, 11h31 - ATUALIZADO EM 09/11/2011, 11h31
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00