Relatório preliminar do Orçamento deve ser votado nesta quarta-feira — Rádio Senado

Relatório preliminar do Orçamento deve ser votado nesta quarta-feira

LOC: FICOU PARA ESTA QUARTA-FEIRA A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO PRELIMINAR DO ORÇAMENTO DE 2012, DO DEPUTADO ARLINDO CHINAGLIA.

LOC: A PREVISÃO É DE QUE O RELATÓRIO FOSSE VOTADO AINDA NESTA TERÇA-FEIRA, MAS NÃO HOUVE QUÓRUM PARA A REALIZAÇÃO DA REUNIÃO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER): Deputados e senadores deveriam começar a discussão da matéria nesta terça-feira, mas alguns pontos ainda não estão resolvidos para a votação do Orçamento de 2012. Um deles é a novidade introduzida no texto, este ano, pelo relator da matéria, deputado Arlindo Chinaglia, prevendo emendas de iniciativa popular. O texto permite à população de municípios com até 50 mil habitantes indicar, à Comissão, iniciativas prioritárias para receber os recursos da União. O relatório de Chinaglia reservou 2 bilhões e duzentos milhões de reais para essas emendas. O outro ponto polêmico é a questão do reajuste dos aposentados. A proposta prevê um reajuste de 5,7 por cento para os que ganham mais que um salário mínimo mas eles pressionam para um índice de 11,7 por cento para os benefícios da Previdência Social. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, um dos autores da emenda prevendo o reajuste disse que o argumento do Governo de que o aumento representaria um gasto de oito bilhões de reais não corresponde à realidade. 

(PAULO PAIM): fizemos um estudo com os consultores do senado e para dar o reajuste dos aposentados é 3,5 bi e não 8 bi. Eu espero que isso ajude na negociação porque o governo estava projetando que um gasto de 8 bi e como nós vamos mostrar que o gasto é 3 bi e meio eu acho que vai facilitar o entendimento.

(PATRÍCIA): O presidente da Comissão de Orçamento, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, marcou uma nova reunião para esta quarta feira às duas e meia da tarde.
08/11/2011, 07h06 - ATUALIZADO EM 08/11/2011, 07h06
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00