Comissão que discute mudanças no Código Penal se reúne nesta sexta — Rádio Senado

Comissão que discute mudanças no Código Penal se reúne nesta sexta

LOC: A COMISSÃO ESPECIAL DO SENADO QUE DISCUTE MUDANÇAS NO CÓDIGO PENAL REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO NESTA SEXTA-FEIRA. 

LOC: UM GRUPO DE DEPUTADOS VAI PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES PARA QUE A PROPOSTA SEJA VOTADA RAPIDAMENTE PELO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): O grupo de 16 juristas que vai apresentar um anteprojeto de reforma ao Código Penal se reúne nesta sexta-feira com representantes da Subcomissão Especial de Crimes e Penas da Câmara. O deputado Alessandro Molon, do PT do Rio de Janeiro, destacou a iniciativa do Senado de convidar os integrantes da Câmara para participar do debate. Ele explicou que essa parceria vai tornar mais rápida a votação de um projeto que trará mudanças na lei que trata das mais diversas penas impostas a quem comete delitos no país.
(ALESSANDRO MOLON): Nós tentando inovar não apenas no conteúdo, mas na forma. Estamos tentando fazer com que Câmara e Senado consigam trabalhar juntos desde agora para que ganhemos tempo. Ao invés de esperarmos que tudo tramita numa Casa recomece tudo de novo na outra Casa. Por isso, essa reunião da Comissão de juristas do Senado com a Subcomissão de Crimes e Penas da Câmara dos Deputados, que trabalham o mesmo tema: a reforma do Código Penal.
(REPÓRTER): O autor do requerimento que resultou na criação da comissão especial, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, antecipou que os integrantes da Subcomissão de Segurança Pública também vão trabalhar com os juristas.
(PEDRO TAQUES): Essa comissão Especial de juristas vai trabalhar em conjunto com a Subcomissão de Segurança Pública do Senado para que possamos apontar caminhos para resolver esta questão que atormenta o Brasil. Por exemplo, 50 mil pessoas morrem por ano em razão de homicídio. Desses 50 mil, apenas 8% são investigados. O que mostra que o aparelho policial não está exercendo sua função como todos nós desejamos. REP: Os juristas terão o prazo de 6 meses para apresentar um anteprojeto que será votado pelo Senado e pela Câmara.
03/11/2011, 00h21 - ATUALIZADO EM 03/11/2011, 00h21
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00