Comissão discute alteração dos limites do Parque Nacional da Canastra — Rádio Senado

Comissão discute alteração dos limites do Parque Nacional da Canastra

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE ALTERA OS LIMITES DO PARQUE NACIONAL DA CANASTRA, EM MINAS GERAIS.

LOC: O LOCAL ABRIGA A NASCENTE DE UM DOS RIOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL: O SÃO FRANCISCO. SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE GEOVANA MARTINS:

(REPÓRTER):A Audiência Pública na CMA debateu o projeto de lei que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Canastra. O projeto altera os limites do Parque, que fica localizado no sudoeste de Minas Gerais, e possui a nascente do Rio São Francisco. Participaram do debate órgãos relacionados ao meio ambiente e produtores rurais da região. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, presidente da Comissão de Meio Ambiente, explicou que o objetivo é a definição de uma área que proteja as nascentes da Serra da Canastra, inclusive com a adesão de um trecho que seria considerado monumento natural:
(RODRIGO ROLLEMBERG): Definir uma área próxima de 150 mil hectares e o restante da área ao invés de ser transformada em áreas de preservação ambiental, se transformariam em monumentos naturais, que é uma categoria de conservação muito mais elevada.
(REPÓRTER): O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972, e possui mais de 71 mil hectares. O seu território integra os municipios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. Para o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, a Serra da Canastra é muito importante para a preservação do meio ambiente: 
(RÔMULO JOSÉ BARRETO MELLO): Um processo de conciliação de interesses. O nosso negócio é a conservação da biodiversidade. O parque, no ponto de vista da conservação, seria sim, a melhor forma de conservar aquela região. Uma área de importância estratégica para o Brasil, não só do ponto de vista da biodiversidade, mas também do ponto de vista hídrico. 
(REPÓRTER): Estavam presentes na audiência, parlamentares, representantes do Ministério de Minas e Energia e dos municípios envolvidos no projeto. Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg será necessário buscar as informações do Ministério Público Federal para somenete depois ser apresentado um parecer sobre o projeto.
01/11/2011, 00h51 - ATUALIZADO EM 01/11/2011, 00h51
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00