Saneamento básico deve ser feito antes da pavimentação de ruas — Rádio Senado

Saneamento básico deve ser feito antes da pavimentação de ruas

LOC: OS GOVERNADORES E PREFEITOS TERÃO DE FAZER OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO ANTES DA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS.

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, NESTA QUINTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN

(REPÓRTER): De iniciativa do senador Acyr Gurgacz do PDT de Rondônia, as obras de pavimentação de ruas e estradas só poderão ser realizadas após as obras de saneamento básico. O projeto de lei nesse sentido foi aprovado por unanimidade na Comissão de Infraestrutura do Senado. Acyr Gurgacz alertou para o desperdício de recursos públicos quando governadores e prefeitos dão prioridade à colocação de asfaltos e pouco tempo depois quebram a pavimentação para a colocação de redes de água e esgoto.
(ACYR GURGACZ): O que é o projeto? È obrigar o Executivo sempre que fizer o asfalto, antes do asfalto, fazer o saneamento básico, colocar todos os encanamentos de água, luz, telefone, comunicação, tudo aquilo que tiver de ir debaixo do asfalto seja feito antes. Ou seja, é planejamento. Precisamos planejar. Esse é o grande objetivo deste projeto.
(REPÓRTER): O senador Reditário Cassol, do PP de Rondônia, revelou que já presenciou o desperdício de recursos públicos em seu estado com a pavimentação de ruas antes da realização de obras de saneamento.
(REDITÁRIO CASSOL): Me surpreendeu no começo do ano quando fui fazer uma visita em Alto Alegre dos Parecis em Rondônia ver todo o asfalto arrebentado. Foi um gasto duplo vergonhosamente. Primeiro, tem que se proceder na canalização de esgoto e água para depois também fazer as drenagens de escoamento de água, tudinho, para depois implantar o asfalto.
(REPÓRTER): O projeto ainda precisa ser votado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Se aprovado, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
27/10/2011, 03h59 - ATUALIZADO EM 27/10/2011, 03h59
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00