Senado quer solução para servidores da Sucam prejudicados pelo DDT — Rádio Senado

Senado quer solução para servidores da Sucam prejudicados pelo DDT

LOC: O SENADO VAI LIDERAR A BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PARA O CASO DOS SERVIDORES DA EXTINTA SUCAM, QUE REIVINDICAM TRATAMENTO MÉDICO, INDENIZAÇÃO E APOSENTADORIA ESPECIAL.

LOC: O ASSUNTO FOI TEMA, NESTA TERÇA-FEIRA, DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, QUE VAI REALIZAR UMA NOVA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO GOVERNO E DOS TRABALHADORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN

(REPÓRTER): A pedido do senador Sérgio Petecão do PNM do Acre, a Comissão de Direitos Humanos realizou uma audiência pública para discutir a situação dos servidores da extinta Sucam, Superintendência de Combate à Malária. O representante dos trabalhadores do Acre, Aldo Moura, revelou que desde 1996, mais de cinqüenta servidores morreram em decorrência de doenças relacionadas ao uso do inseticida DDT, utilizado no combate ao mosquito da malária. Entre os males provocados pela intoxicação estão diversos tipos de câncer e doenças neurológicas. Ele explicou que os trabalhadores não contaram com equipamentos de segurança nem orientação para o manuseio do veneno, que foi proibido no Brasil. Aldo Moura disse que a categoria reivindica uma aposentadoria especial após 25 anos de trabalho, uma indenização e um tratamento de saúde.
(ALDO MOUTRA): Em alguns estados existe uma determinação judicial que já garantiu um tratamento preliminar do trabalhador. E surgiu resultado porque o índice de mortalidade estancou.
(REPÓRTER): O representante do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, descartou inicialmente a indenização ao afirmar que não há provas de que o uso do inseticida tenha provocado câncer nos trabalhadores.
(GIOVANINI COELHO): Esse estudo não estabelece uma relação causal, mas se demonstrou que nos 119 pacientes examinados, mais de 70% tiveram mais de dois episódios de malária. Vai se indenizar todas as pessoas que tiveram malária? Essa é a discussão a ser travada com tranqüilidade e evidência técnica.
(REPÓRTER): Em meio às divergências, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, marcou para quinta-feira uma reunião com representantes do governo federal e dos trabalhadores. A ideia dele é chegar a uma proposta consensual a ser apresentada à presidente Dilma Rousseff para resolver os problemas dos guardas da malária.
(PAULO PAIM): Acho que é possível construir esse entendimento de forma tal que uma vez aprovados os projetos neste sentido que eles possam ter um salário para viver com dignidade e remédio porque a situação é de fato muito grave.
(REPÓRTER): Os guardas da malária de todo o país participam de um encontro em Brasília. Eles pretendem apresentar um documento à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, para pedir providências.
25/10/2011, 02h53 - ATUALIZADO EM 25/10/2011, 02h53
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00