Senado presta homenagem ao Ano Internacional da Química — Rádio Senado

Senado presta homenagem ao Ano Internacional da Química

LOC: O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA E A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FORAM HOMENAGEADOS PELO PLENÁRIO DO SENADO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER): 2011 foi escolhido pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Química. O autor do pedido de homenagem, senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, lembrou que ao longo do ano, em todo o mundo, eventos e palestras estão sendo promovidos para explicar a importância da química para o desenvolvimento dos países.
(INÁCIO ARRUDA): No Brasil, o lema escolhido foi "Química ¿ Para Um Mundo Melhor". O objetivo da ONU é realçar a importância da química para a humanidade. Não apenas no tocante à compreensão do universo, mas no próprio cotidiano de cada um de nós.
(REPÓRTER): O presidente do Conselho Federal de Química, Jesus Miguel Adad, lembrou que a química tem ampla utilização na indústria, por isso tem ajudado o Brasil a combater o desemprego:
(JESUS MIGUEL ADAD): a evolução da tecnologia química tem gerado milhões de empregos diretos, beneficiando ainda outras classes profissionais, face a decorrente instalação de indústrias satélites.
(REPÓRTER): Já o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, lembrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre os dias 17 e 23 de outubro. O tema principal de 2011 foi a discussão sobre as mudanças climáticas e a prevenção dos desastres provocados por fenômenos naturais, como as chuvas, mas agravados pela ação do homem. Eduardo Braga, que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, disse ainda que o desafio do Brasil é evoluir de um país exportador de produtos agrícolas para se tornar referência na produção de bens industriais:
(EDUARDO BRAGA): o grande segredo está na ciência e na tecnologia. E a química é fundamental para que essas respostas possam ser alcançadas.
(REPÓRTER): Os senadores Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal; Geovani Borges, do PMDB do Amapá; Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe; e Martha Suplicy, do PT de São Paulo, também discursaram em homenagem aos químicos e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
25/10/2011, 05h57 - ATUALIZADO EM 25/10/2011, 05h57
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00