Audiência pública discute situação da educação especial no Brasil — Rádio Senado

Audiência pública discute situação da educação especial no Brasil

LOC: ESTUDANTES ESPECIAIS REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES DE PAIS, DA OAB E SENADORES DISCUTIRAM A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL.

LOC: O DEBATE REUNIU SENADORES DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.

(MARCOS RABELO MAIA): Por favor, abandonem seus preconceitos desconstruam os rótulos e nos aceitem com nossas diferenças e semelhanças!
(REPÓRTER): O apelo é do adolescente Marcos Rabelo Maia, aluno do centro de ensino especial 01 de Taguatinga. Ao lado de outros alunos, Marcos participou da audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e de Educação que discutiu a situação da educação especial no Brasil. Uma mudança aprovada pelo Ministério da Educação, no ano passado, propõe que as pessoas com deficiência sejam incluídas na escola regular, mas muitos pais denunciam que as salas de inclusão não conseguem atender de maneira adequada aos diferentes tipos de deficiência. Pai de uma estudante especial de 26 anos, Antonio Montanini, morador de Brasília, explicou que apesar da boa vontade dos profissionais, é impossível dar atenção adequada.
(ANTONIO MONTANINI): Eu acredito numa inclusão, mas numa inclusão séria, perfeita e respeitosa. Não façam a escola da minha filha de depósito e nem façam os professores de babá. (REPÓRTER): Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e de associações de pais de alunos com deficiência e alunos superdotados reforçaram a necessidade de que estudantes de todas as idades recebam atendimento adequado ao seu grau de aprendizagem. Para o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, autor do pedido da audiência pública, o testemunho dos convidados dá mais embasamento para corrigir essa falha aprimorando o projeto de sua autoria, em analise na Comissão de Educação.
(CYRO MIRANDA): O depoimento de vocês é a forma viva que nós temos de enfrentar esse problema.
(REPÓRTER): O projeto de Cyro Miranda acrescenta na LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o direito das famílias optarem por matricular os filhos em escolas especiais. O projeto também determina que o direito a educação especial será garantido aos estudantes de todas as idades. O relator da proposta, senador Paulo Paim, do PT do rio Grande do Sul pretende apresentar o parecer pela aprovação da proposta na próxima reunião da comissão de educação.
20/10/2011, 00h15 - ATUALIZADO EM 20/10/2011, 00h15
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00