Seminário debate soluções para melhorar serviço e custos do setor — Rádio Senado

Seminário debate soluções para melhorar serviço e custos do setor

LOC: UM SEMINÁRIO REUNIU NESTA QUARTA-FEIRA REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA, DAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA E PARLAMENTARES PARA APONTAR PROBLEMAS E BUSCAR SOLUÇÕES PARA MELHORAR O SERVIÇO E BAIXAR OS CUSTOS DAS TARIFAS.
 
LOC: PARA OS PARTICIPANTES, AS DEFICIÊNCIAS NO SETOR PREJUDICAM A ECONOMIA BRASILEIRA. REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS:

(REPÓRTER): O alto custo das tarifas de energia elétrica, a qualidade da prestação de serviço das concessionárias e a eficiência do serviço foram alguns dos pontos discutidos no seminário: Agenda Parlamentar para a Energia Elétrica. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura, em parceria com a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e com o Grupo Canal Energia. Quase metade do valor da conta de luz paga pelos brasileiros é composta por impostos e encargos. E, para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, vice-presidente da frente parlamentar, o alto custo da eletricidade não afeta apenas o consumidor individual, mas compromete o desenvolvimento do país.
(ARMANDO MONTEIRO): A energia é um insumo básico que afeta o consumidor em geral, a população os consumidores industriais, afeta a competitividade da produção nacional, porque é um insumo básico, fundamental e então o congresso nacional não pode deixar de discutir as questões principalmente as ligadas a modicidade tarifaria, qualidade dos serviços.
(REPÓRTER): O senador lembrou ainda que os diversos reajustes na tarifa de energia são resultado dos tributos cobrados por estados e municípios e essa situação precisa ser revista. O seminário reuniu representantes das empresas de energia elétrica; da Aneel, Agencia Nacional de Energia Elétrica; da FIESP, Federação das Industrias do Estado de São Paulo; e da CNI, Confederação Nacional das Indústrias.
19/10/2011, 04h31 - ATUALIZADO EM 19/10/2011, 04h31
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00