Alvaro Dias quer investigação de denúncias envolvendo Orlando Silva — Rádio Senado

Alvaro Dias quer investigação de denúncias envolvendo Orlando Silva

LOC: O LÍDER DO PSDB QUER QUE COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE INVESTIGUE DENÚNCIAS ENVOLVENDO MINISTRO DO ESPORTE SOBRE IRREGULARIDADES EM RECURSOS PÚBLICOS REPASSADOS PARA ONGS.

LOC: O LÍDER DO GOVERNO ANTECIPOU QUE ORLANDO SILVA ESTÁ DISPOSTO A PRESTAR ESCLARECIMENTOS NO SENADO SOBRE ESSAS DENÚNCIAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN:

(REPÓRTER): O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, lembrou que a CPI das Organizações Não-Governamentais, instalada no Senado em outubro de 2007 e encerrada em agosto do ano seguinte, havia revelado irregularidades nos repasses de recursos públicos para diversas ONGs. Mas para investigar as acusações do ex-policial militar João Dias de que o ministro dos Esportes, Orlando Silva, recebia 20% dos valores dos convênios firmados com ONGs pelo Programa Segundo Tempo, o PSDB entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República. Álvaro Dias também protocolou um requerimento na Comissão de Educação, Cultura e Esporte convidando o ex-PM do Distrito Federal e convocando o ministro para falar sobre as denúncias. O líder do PSDB também quer a votação de um requerimento apresentado ao Plenário em 2008, em que solicita ao Tribunal de Contas da União a investigação dos repasses feitos para ONGs no governo do ex-presidente Lula. Para Álvaro Dias, o Senado não pode se omitir diante das acusações.
(ALVARO DIAS): A avaliação de que provavelmente R$ 40 milhões foram desviados de programas sociais do Ministério do Esporte é de extrema gravidade. Não há como entender numa área nervosa como essa em função da Copa do Mundo e das Olimpíadas que alguém sob suspeição continue comandando o setor.
(REPÓRTER): O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que a base aliada vai aprovar o pedido de auditoria pelo Tribunal de Contas da União e o convite para que Orlando Silva compareça à Comissão de Educação. Segundo ele, o ministro está disposto a vir ao Senado. Mas Jucá se mostrou contrário à vinda do ex-policial militar.
(ROMERO JUCÁ): A gente apoia o pedido de investigação no TCU e chamar o ministro para falar sobre estas questões. Não apoio chamar o policial, porque não somos órgãos investigativos, não somos delegacia de polícia. Se houver alguma denúncia, a CGU e o TCU devem ouvir as partes.
(REPÓRTER): Em entrevista, o ministro do Esporte negou as acusações e afirmou que vai processar o ex-policial militar.
17/10/2011, 00h30 - ATUALIZADO EM 17/10/2011, 00h30
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00