Senado votará obrigatoriedade de diploma para jornalistas — Rádio Senado

Senado votará obrigatoriedade de diploma para jornalistas

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY AFIRMOU QUE VAI COLOCAR A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE RESGATA A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA PARA JORNALISTAS NA PAUTA DE VOTAÇÕES DA CASA.

LOC: A PEC FOI APRESENTADA PELO SENADOR SERGIPANO ANTONIO CARLOS VALADARES, DO PSB. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TEC: Por sugestão dos senadores Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, e Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, prometeu que irá incluir na Ordem do Dia das votações do Senado Federal, brevemente, a Proposta de Emenda à Constituição que determina que só poderá trabalhar como jornalista quem for formado no curso superior de Comunicação Social, com habilitação específica. A obrigatoriedade do diploma vigorou no Brasil durante 40 anos, mas caiu no ano de 2009, depois que o STF acatou uma ação movida pelas empresas de comunicação do estado de São Paulo e pelo Ministério Público. Inácio Arruda afirmou que já conta com a assinatura de todos os líderes dos Partidos com o apoio para que o projeto seja incluído na Ordem do Dia.
(INÁCIO ARRUDA): É uma Emenda Constitucional muito importante. Todos os líderes já assinaram o pedido de que ela venha à discussão.
(JOSÉ SARNEY): Vossa Excelência será atendido, eu vou mandar incluir na Pauta normal dos nossos trabalhos.
(REPÓRTER): Se for aprovada no plenário do Senado, a proposta seguirá para análise na Câmara dos Deputados.
07/10/2011, 12h25 - ATUALIZADO EM 07/10/2011, 12h25
Duração de áudio: 01:08
Ao vivo
00:0000:00