Senadores cobram empenho ao debate sobre royalties do minério — Rádio Senado

Senadores cobram empenho ao debate sobre royalties do minério

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DEFENDEM MAIS ATENÇÃO EM RELAÇÃO ÀS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS - TANTO POR PARTE DO SENADO QUANTO DOS CONVIDADOS.

LOC: O DEBATE FOI PROVOCADO PELO CANCELAMENTO DE UMA AUDIÊNCIA PREVISTA PARA ESTA QUINTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: O projeto que prevê o pagamento de royalties a estados e municípios onde há produção de minérios deveria ser discutido por nove convidados. A lista incluía um ministro, quatro governadores e os presidentes da Companhia Vale do Rio Doce e do Instituto Brasileiro de Mineração, o Ibram. O cancelamento da audiência pública, decidido na véspera, desagradou ao senador que propôs o debate. Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que já remarcou a data, expôs a sua contrariedade aos senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura.
(FLEXA RIBEIRO) Espero em Deus que haja o bom senso da Companhia Vale e do Ibram, que eles venham à audiência marcada para o dia 18. Porque, da forma como está, eles estão querendo fugir do debate com o Senado Federal.
(REPÓRTER) A presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, esclareceu que considerava inviável fazer a audiência pública na semana em que estava prevista a votação do veto presidencial à partilha dos recursos do pré-sal.
(LÚCIA VÂNIA) Na segunda-feira ainda tínhamos a ideia de que iríamos discutir o pré-sal nesta semana. Eu dizia que o tema é concorrente com outro e que não seria oportuno fazer a audiência pública durante esse período.
(REPÓRTER) Para o senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, a reunião foi marcada poucos dias antes, o que impediu a vinda dos governadores e do presidente da Vale, que está em viagem ao exterior. Mas Delcídio alertou que, em outros casos, os próprios convidados se negaram a participar dos debates.
(DELCÍDIO DO AMARAL) Temas que são cruciais para o País: "Ah, não posso ir! Ah, eu não vou participar! Ah, eu tenho uma reunião! Ah, eu tenho não sei o quê!" A vida anda, e a fila também. Então, quando assustarem, depois não reclamem.
(REPÓRTER) Os senadores citaram dois exemplos em que os convites para audiências públicas não receberam atenção dos setores envolvidos: o vencimento das concessões no setor elétrico e o projeto que reforma a estrutura do sistema financeiro e do Banco Central.
06/10/2011, 12h54 - ATUALIZADO EM 06/10/2011, 12h54
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00